Os esquilos são animais que geralmente recebem bastante atenção dos humanos, muitas vezes pelo fato de que eles são os bichos selvagens mais facilmente notáveis em muitas grandes cidades mundo afora. Eles costumam ser muito apreciados por boa parte da população, tanto é que apesar de seu jeito “travesso”, os esquilos raramente inspiram o mesmo desprezo que os humanos têm por outros animais que rondam as cidades, como ratos, pombos ou até mesmo gambás. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essas criaturas, aqui estão 10 fatos curiosos que abrangem vários aspectos de sua vida.

1. Existem mais de 200 espécies de esquilos em todo o mundo. Eles são todos da família Sciuridae, que é nativa de quase todas as partes do mundo, com exceção da Austrália e Antártica.

2. Os quatro dentes frontais dos esquilos crescem continuamente.

3. Os dentes desses animais são tão fortes que eles conseguem roer até fios elétricos. Acredita-se que eles foram os grandes responsáveis por centenas de apagões nos EUA nos últimos 30 anos.

curiosidades interessantes sobre os esquilos 1

4. Em média, um esquilo adulto precisa comer aproximadamente meio quilo de comida por semana.

5. Os esquilos adultos normalmente vivem sozinhos, mas às vezes se aninham em grupos durante períodos de frio intenso.

6. Os esquilos, assim como muitos outros roedores, não podem vomitar, arrotar ou sentir azia.

7. Todos os esquilos pertencem ao gênero Sciurus, que vem das palavras gregas “skia” (sombra) e “oura” (cauda). Esse nome supostamente vem do hábito desses animais de se esconder na sombra de suas próprias caudas.

8. Eles geralmente comem nozes, sementes e frutas, mas também podem comer outros animais. Os esquilos-cinzentos, por exemplo, são conhecidos pelo seu hábito de comer insetos, caracóis, ovos de pássaros e até mesmo carcaças de animais mortos quando outros alimentos ficam escassos.

curiosidades interessantes sobre os esquilos 2

9. Nos meses mais quentes, quando a comida é mais abundante, esses animais aproveitam para armazenar alimentos para o inverno. Para isso, eles geralmente cavam pequenos buracos no chão para enterrar seus alimentos.

10. Um estudo de 2010 descobriu que alguns esquilos coletam a pele velha abandonada por uma cobra cascavel, mastigam e depois lambem a pele, criando uma espécie de “perfume” que os ajuda a se esconder de vários predadores.

Curtiu? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!