A história sempre se repete. Você está aproveitando o dia tranquilamente quando, de repente, um pernilongo pica a sua pele. Após isso, a região da picada fica avermelhada e você começa a notar que aquela famosa coceira começa a dar os seus primeiros sinais. Mas por que será que a picada do pernilongo coça tanto?

É preciso lembrar que apenas pernilongos fêmeas picam. Quando uma fêmea pica você, ela usa seu aparelho bucal em formato de agulha (chamado probóscide) para sugar um pouco de sangue, que contém nutrientes essenciais para o desenvolvimento de seus ovos. Durante esse processo, a fêmea deixa para trás um pouco de sua saliva, que age como um anticoagulante enquanto ela está sugando seu sangue, o que permite que ela “se delicie com mais eficiência”. Nosso corpo tem uma resposta imunológica natural à saliva do pernilongo e aumenta a produção de histamina, fazendo com que a pele ao redor da picada comece a coçar.

por que a picada de pernilongo coca 1

Uma picada de pernilongo nem sempre coça imediatamente. Às vezes são necessárias algumas horas para alguém realmente perceber que foi picado. É importante destacar que um pequeno número de pessoas tem a tendência de se tornar cada vez mais sensível às picadas de mosquitos à medida que envelhecem, sendo que em alguns desses casos as reações alérgicas podem se tornar perigosas, o que requer cuidados médicos.

Por outro lado, existem alguns casos de pessoas que já foram picadas tantas vezes que acabaram desenvolvendo uma imunidade à esses insetos, o que significa que elas não sofrem reação alguma. Se você prestar atenção, vai perceber que a maioria dos adultos já está mais acostumada com os pernilongos ao seu redor e por isso seus corpos não reagem tão fortemente à picada como quando eram crianças

Se você foi picado por um pernilongo e buscar alguma forma de aliviar a coceira, você pode tentar tomar um anti-histamínico ou experimentar um pouco de loção de calamina. Caso procure um caminho mais natural, pode tentar fazer uma compressa de gelo sobre a região da picada, o que irá entorpecer seus nervos. Até mesmo um pedaço de algodão embebido com vinagre de maçã pode ser colocado sobre a área afetada para aliviar o desconforto. No entanto, lembre-se que é sempre necessário um certo tempo para que a coceira desapareça completamente.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!