É comum ouvirmos de nossas mamães a seguinte frase: “Coloca um casaquinho, senão vai pegar uma pneumonia”. Mas afinal, qual a diferença entre gripe e pneumonia?

Este pode ser um assunto confuso para você e não saber diferenciar a gripe da pneumonia pode gerar grandes problemas de saúde, por isso hoje, você sairá sabendo tudo sobre ambas as doenças.

Sintomas de gripe

A gripe comum, esta que temos ano sim outro também, é uma doença aguda que age nas vias respiratórias. Esta é causada pelo maldito vírus Influenza e é bastante contagiosa. Na sua lista de sintomas estão inclusas febre acima de 38ºC, tosse, catarro, dores pelo corpo e mal-estar geral. Ela leva cerca de 7 dias para curar e seu tratamento é feito apenas com remédios para aliviar os sintomas já que o corpo se encarrega de expulsa-la.

gripe e pneumonia

Sintomas de pneumonia

Agora, falando sobre a pneumonia, as diferenças já se iniciam na causa já que podem surgir através de vírus, bactérias, fungos e até mesmo reações alérgicas. Ela consiste em uma forte infecção nos pulmões que podem afetar a região dos alvéolos pulmonares e até mesmo os interstícios. Aqui vem a confusão, os sintomas de ambas as doenças são os mesmos, diferenciando-se apenas por falta de ar, pressão baixa e desmaios. Além disso, a pneumonia dura mais do que a gripe e ela não é tão contagiosa, sua cura exige o uso de antibióticos.

Na dúvida, procure sempre um médico e mantenha-se alerta sobre qualquer sintoma diferente do que você já está acostumado.