Curiosidades

Conheça a história do morto que ganhou uma corrida de cavalos

O turfe, esporte de corridas de cavalos, já proporcionou ao longo de sua existência uma infinidade de momentos marcantes. Um dos momentos mais memoráveis ganhou notoriedade devido às suas circunstâncias extremamente bizarras, já que o jóquei e treinador americano Frank Hayes entrou para a história como o único homem morto a vencer uma corrida de cavalos. Curiosamente, sua primeira (e obviamente única) vitória como jóquei aconteceu em uma corridas com obstáculos, que exigem grandes saltos dos cavalos sobre as barreiras espalhadas por todo o percurso. Então como que Frank Hayes, um homem morto, conseguiu ganhar uma corrida cheia de tanta adversidades?

A vitória incomum aconteceu em 4 de junho de 1923, no jóquei clube de Belmont Park, no estado americano de Nova York. Frank Hayes, de 35 anos, trabalhava como treinador de cavalos na maior parte do tempo, mas às vezes costumava disputar corridas como jóquei, apesar de não obter resultados expressivos nas provas. Por incrível que pareça, este é um recorde que ele tecnicamente manteve até o fim, já que ele não estava vivo quando finalmente conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro.

Frank Hayes.

Buscando obter um grande resultado na corrida, Frank perdeu 12 quilos em um curto espaço de tempo, o que de certa forma pode ter contribuído para sua morte. As casas de apostas locais o consideravam um azarão, pagando cerca de 20 dólares para cada 1 dólar apostado em sua égua, a Sweet Kiss.

Em certo momento da corrida, Hayes e Sweet Kiss surpreendentemente assumiram a liderança, mas infelizmente o pobre jóquei veio a sofrer um ataque cardíaco logo em seguida. A emoção de estar na frente pela primeira vez em sua carreira, juntamente com a sua rápida perda de peso, podem ter supostamente causado a morte dele no meio da corrida. Seu corpo permaneceu preso na sela mesmo após o ataque cardíaco fatal e Sweet Kiss se encarregou de levar seu jóquei para a vitória, vencendo por uma cabeça de diferença para o segundo colocado.

Belmont Park, o local do ocorrido.

Um detalhe interessante disso tudo é que a égua continuou a correr por mais de 100 metros, até o momento em que Frank tombou e caiu de cara no chão. O médico da pista, Dr. John AH Voorhees, correu para o local e consatou que o jóquei tinha falecido. Mas apesar do ocorrido, Frank Hayes foi confirmado como o grande vencedor.

Três dias depois, Frank foi enterrado com as mesmas vestes que usou em sua última corrida e até hoje ele continua sendo o único homem morto a vencer em um esporte desse tipo. Quanto à égua Sweet Kiss, ela acabou sendo aposentada e nunca mais voltou a disputar uma prova, mas mesmo assim chegou a ganhar um novo nome: Sweet Kiss of Death, que significa “Beijo Doce da Morte” em português.

Uma história triste, mas ao mesmo tempo incrível, não é mesmo? Deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

16 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

2 dias atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

2 dias atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

3 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

4 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

5 dias atrás