Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Curiosidades

Por que as eleições nos EUA são realizadas às terças-feiras?

Diferentemente do Brasil e de boa parte do mundo, as eleições nos Estados Unidos (sejam elas presidenciais ou parlamentares) sempre ocorrem na terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro. Mas por que os americanos escolheram justamente esse dia da semana? Não seria mais fácil transferir as eleições para um sábado ou domingo?

Originalmente, os dias das eleições variavam dependendo do estado, mas em 1845 uma lei foi aprovada para estabelecer um dia único de eleições para todo o país. Vale destacar que naquela época os Estados Unidos ainda eram uma sociedade amplamente agrária. Os agricultores, que constituíam a maioria da força de trabalho, dedicavam a maior parte do ano à plantação, manutenção e colheita das lavouras.

Por causa disso, ficou definido que as eleições seriam sempre realizadas no início de novembro, pois se trata de um período de fim de colheita, o que permitiria a participação da população rural nas eleições.

Definido o mês, faltava definir a data exata. Dois dias logo ficaram fora de questão: domingo e quarta-feira. A maioria dos americanos eram cristãos devotos e costumavam deixar o domingo como um dia de descanso e adoração. No caso da quarta-feira, esse era o dia usado pelos agricultores de muitas áreas para vender suas colheitas na cidade. Além disso, muitas vezes o local de votação mais próximo ficava a vários quilômetros de distância das residências dos eleitores.

A razão pela qual a “terça-feira logo após a primeira segunda-feira” acabou sendo escolhida como dia de votação foi para evitar que as eleições caíssem no dia 1º de novembro. Esse dia era considerado desfavorável porque alguns cristãos o consideravam como o Dia de Todos os Santos e também porque vários comerciantes usavam o primeiro dia do mês para fazer o balanço comercial do mês anterior.

Propaganda. Role para continuar lendo.

Embora a terça-feira tenha sido escolhida por conveniência naquela época, atualmente essa data é vista por muitos americanos como um problema. Hoje, menos de 2% dos americanos trabalham na agricultura e muitas pessoas trabalham às terças-feiras ao longo do ano. Como as taxas de comparecimento dos eleitores têm diminuído ao longo dos anos, algumas pessoas propuseram a ideia que as eleições fossem transferidas para o fim de semana.

Outros sugeriram manter o dia da eleição na terça-feira, mas tornando-o feriado nacional. Embora esses esforços particulares não tenham sido bem-sucedidos, o surgimento de medidas como votar mais cedo e votar por correspondência têm melhorado relativamente a experiência de votação dos eleitores.

Saiba dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Mais

Curiosidades

Chaves é sem dúvidas alguma um dos melhores seriados já exibidos na televisão. Criada por Roberto Bolãnos, a turma do Chaves foi exibida aqui...

Especial

Uma das grandes discussões presentes hoje no Brasil inclui a legalização de produtos CBD com fins medicinais. Felizmente, para quem aguardava ansiosamente, hoje temos...

Curiosidades

Você com certeza já deve ter assistido à algum jogo de futebol na vida, certo? Ok, então acho que você também reparou que quando...