Curiosidades

Por que fechamos nossos olhos quando espirramos?

Não sei se você já reparou, mas a anatomia de um espirro é um tanto repugnante. Basta um resfriado, uma alergia ou uma certa quantidade de poeira para que o nosso nariz expulse cerca de 5000 gotas de muco a velocidades de até 160 km/h. Isso é o suficiente para que essas partículas contagiosas viajem por aproximadamente 10 metros de distância e permaneçam suspensas no ar por até 10 minutos. Como diria Isaac newton, “para toda ação existe uma reação”, sendo que nesse caso específico, uma das reações mais comuns é a movimentação involuntária da pálpebras. Mas afinal, por que fechamos nossos olhos quando espirramos?

Primeiramente, é preciso deixar claro que um espirro envolve mais do que apenas expelir partículas estranhas no ar. Quando estamos prestes a espirrar, o cérebro transmite sinais que promovem um grande número de contrações musculares do esôfago ao esfíncter. Isso inclui os músculos que controlam as pálpebras, que faz com que alguns espirros até derramem algumas lágrimas. Dessa forma, os cientistas acreditam que o fechamento das pálpebras sirva como uma espécie de proteção dos olhos contra substâncias potencialmente irritantes que poderiam causar danos à visão.

Vale lembrar que algumas pessoas até conseguem manter os olhos abertos durante um espirro. Mas apesar de parecer estranho, isso dificilmente seria capaz de causar algum dano sério à saúde. A pressão liberada através de um espirro é forte, mas é extremamente improvável que ela tenha a capacidade de “deslocar” o globo ocular simplesmente pelo fato da pessoa manter os olhos abertos. O pior que poderia acontecer nesse tipo de situação seria o surgimento de alguma vermelhidão na região ocular, pois o esforço excessivo para manter os olhos abertos poderia aumentar a pressão de algumas veias.

Por outro lado, prender um espirro realmente pode causar danos à saúde. O simples ato de prendê-lo pode romper um vaso sanguíneo, machucar o diafragma e até inflamar o ouvido, caso o tímpano sofra algum tipo de ferimento. Por isso, evite forçar qualquer movimento que vá de encontro aos reflexos naturais dos músculos durante um espirro. O nosso corpo possui mecanismos de defesa muito eficazes, mas eles só funcionam corretamente quando deixamos os reflexos agirem por conta própria.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

16 horas atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

2 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

2 dias atrás

4 rios escondidos embaixo de cidades

Existem muitos rios que correm sob cidades ao redor do mundo. Aqui estão quatro exemplos…

3 dias atrás

O Futuro da Saúde: Telemedicina e Monitoramento Remoto de Pacientes

Nos últimos anos, o cenário da prestação de serviços de saúde passou por uma transformação…

3 dias atrás

10 comidas de rua japonesas que vão te deixar com água na boca

A culinária de rua japonesa é rica em sabores e variedades. Aqui estão 10 deliciosas…

4 dias atrás