Se você é uma pessoa muito atenta com as coisas ao seu redor, já deve ter notado que existem pequenos pelos de borracha em alguns pneus novos. De fato, essa característica é tão peculiar que certamente já fez muita gente coçar a cabeça em busca de uma explicação. Mas afinal, para que servem os “cabelinhos” encontrados nas superfícies dos pneus?

Por mais incrível que pareça, esses pequenos pelos de borracha não servem para absolutamente nada! Na verdade, eles são apenas um subproduto da fabricação de pneus, surgindo na superfície do objeto durante um processo da produção chamada de vulcanização. Tudo começa quando a borracha líquida é injetada nos moldes dos pneus junto de uma forte pressão de ar, que é usada para forçar a borracha a ocupar todos os cantos disponíveis. Para que a borracha preencha completamente todo o espaço adequadamente, os moldes contam com pequenos furos que permitem o escape dos gases que ficam acumulados internamente. No entanto, quando a pressão do ar força a borracha líquida para todos os orifícios, um pequeno pedaço de borracha também acaba saindo, de modo que permanecem presos ao pneu mesmo depois da remoção do molde.

por que alguns pneus tem pelos 1

Mas apesar de não servirem a nenhum propósito específico quando o assunto é o desempenho dos pneus, a presença dos pelos costuma agradar a muitos consumidores, pois de certa forma eles ajudam a indicar o tempo de uso dos pneus. É muito fácil de notar que, à medida que os pneus vão sendo utilizados, eles acabam ficando com menos pelos por causa do desgaste causado pelo atrito da borracha com as estradas.

No entanto, é importante destacar que, apesar de já terem caído no gosto de boa parte dos donos de veículos, algumas fabricantes de pneus encerraram a fabricação dos seus produtos com os tradicionais pelos. Segundo a Continental, uma das maiores empresas do ramo, eles podem ser prejudiciais para as performances de emissão sonora, pois acabam causando turbulência no fluxo de ar. Os pneus sem a presença dos “cabelinhos” geralmente são fabricados através de uma tecnologia chamada de “euro-vent”, que remove essas saliências ainda nos estágios iniciais de produção.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!