Nesses dias de calor seria impossível sair de casa sem nosso velho companheiro, o desodorante. Afinal, sem ele em poucas quadras você estaria suando e fedendo muito! Porém, você já parou para pensar em como este cosmético faz a magia de impedir a formação de odor? É o que iremos descobrir!

Primeiro você precisa entender o que causa o mau cheiro. O suor em si não fede nem cheira, isso porque 90% dele é feito de água e serve justamente para regular a temperatura do seu corpo, o restante é composto por suor, proteína, gorduras, sais minerais e vitaminas que são trazidos pelo sangue e misturados à água sob a pele e tudo isso também não tem cheiro. Toda essa água passa por dois tipos de glândulas sudoríparas: apócrinas e écrinas. As duas são responsáveis por produzir suor, porém as primeiras se concentram nas áreas quentes e escuras como as axilas e partes baixas, elas seguem por um ducto que vem até a base do pelo e chega ao ambiente externo onde ele esta.

como funciona desodorante tricurioso 3

É aqui é o cheiro terrível começa a ser produzido, isso porque o suor só começa a feder quando é devorado por bactérias que vivem ali e começam a comer e digerir as proteínas e gorduras que liberam substâncias odorantes tais como ácido isovalérico e androsterona. Os ingredientes que são devorados por essas bactérias são mais abundantes no suor que vem das glândulas apócrinas e esta é a razão do suor de adultos ser fedido e das crianças, nem tanto: pelos.

Mas e o desodorante em tudo isso?

O primeiro papel do desodorante é camuflar o odor através de suas fragrâncias e bicarbonato de sódio, conhecido por seus poderes absorventes, assim escondendo o cheirinho ruim. Além disso, o desodorante também possui anti-sépticos como triclosan e sais de amônio quaternário que inibe a proliferação das bactérias junto ao álcool etílico (quando presente), assim impedindo que esses micro-organismos estejam ali aguardando a formação do suor para se alimentar.

como funciona desodorante tricurioso 2

E os antitranspirantes?

Também existem os antitranspirantes que possuem uma ação mais específica que os desodorantes e alguns acreditam que mais agressiva também. Ao invés de atacar os efeitos do suor e seu odor, eles atacam diretamente na fonte do problema ao diminuir o fluxo do líquido que alimenta os micro-organismos através de dois passos:

  1. Os agentes antitranspirantes como cloridróxido ou cloridrato de alumínio criam uma reação com o suor e com as proteínas da pele quando aplicados nas axilas, assim formando um tipo de película gelatinosa que serve para bloquear os poros.
  2. Todo o suor produzido e acumulado na película incha as células que formam os poros, é por ali que o líquido deveria sair. Depois de algum tempo, a água do suor irá diluir o antitranspirante, então chega a hora de colocar mais ou tomar aquele banho.

Gostou das informações? Comente!