Recentemente, a revista Forbes classificou os 20 atletas mais bem pagos de todos os tempos, nomeando o ex-astro do Chicago Bulls, Michael Jordan, como o atleta mais bem pago de todos os tempos. Jordan ganhou cerca de US $ 1,7 bilhão ao longo de sua vida, enquanto o segundo lugar da lista ficou com a lenda do golfe Tiger Woods, com US $ 1,67 bilhão. No entanto, essa pesquisa se baseou apenas nos atletas recentes, deixando de fora muitos desportistas da antiguidade. Pensando nisso, o historiador Peter Struck, da Universidade da Pensilvânia, resolveu se aprofundar no passado de tal forma que ele agora afirma que o atleta mais bem pago de todos os tempos nem sequer competiu neste milênio.

De acordo com o historiador, um condutor de quadrigas que disputava corridas de bigas na Roma Antiga chamado Caio Apuleio Diocles acumulou em toda a sua vida esportiva uma fortuna de 35.863.120 sestércios, o que hoje seria o equivalente a US $ 15 bilhões. A corrida de bigas (uma variação da corrida de cavalos) remonta ao século 6 aC e foi o esporte mais popular do Império Romano. O principal centro de corridas de bigas era o Circus Maximus, um enorme estádio oval que podia acomodar mais de 200.000 espectadores. Os cocheiros (como eram chamados os atletas) inicialmente costumavam ser escravos ou de origem pobre, mas se fossem bem-sucedidos, logo poderiam ganhar dinheiro suficiente para comprar sua liberdade e em alguns casos poderiam ficar muito ricos, como Caio Apuleio Diocles.

quem foi o atleta mais bem pago da historia 1

O número habitual de cavalos atrelados a uma carruagem era quatro, mas também havia carros de dois, três, seis e até mesmo sete cavalos. Os cocheiros que participavam das corridas de bigas de seis e sete cavalos ganhavam muito mais dinheiro do que todos os outros. Aparentemente, Caio Apuleio Diocles, que era o cocheiro mais bem-sucedido da Roma Antiga, frequentemente participava de corridas de bigas de seis e sete cavalos, o que pode explicar a origem da sua enorme fortuna. Curiosamente, existia na época uma inscrição monumental erguida em Roma por seus companheiros de esporte e admiradores que o elogia pela sua aposentadoria aos 42 anos, 7 meses e 23 dias, além de consagrá-lo como “campeão de todos os cocheiros”.

O glorioso atleta nasceu na antiga Lusitânia (atual Portugal) no século 104 dC. Ele começou a correr aos 18 anos e logo chegou a Roma, onde a sua carreira logo lhe traria riqueza, fama e reconhecimento por todo o Império. Caio quebrou muitos recordes de vários predecessores famosos ao vencer 1.462 de suas 4.257 corridas disputadas.

quem foi o atleta mais bem pago da historia 2

Vale destacar que as corridas de bigas eram um esporte perigoso e muitos cocheiros acabavam morrendo ainda jovens. No entanto, este não foi o caso de Caio Apuleio Diocles, que morreu pacificamente na pequena cidade italiana de Praeneste.

Já tinha ouvido falar nesse atleta? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!