Quando aparece um surto de uma determinada doença, a coisa mais preocupante por trás disso é a sua potencial capacidade de se espalhar para outras áreas. Para determinar o nível disseminação da doença de uma forma mais precisa, tanto a comunidade científica quanto a própria mídia jornalista utilizam dois termos que você já teve ter ouvido falar por aí: epidemia e pandemia. Mas afinal, qual é a real diferença entre essas duas palavras?

Em termos básicos, uma doença que se espalha em diferentes nações é chamada de pandemia, enquanto que uma doença que afeta uma população maior do que a esperada, mas que permanece restrita ao local de origem, é chamada de epidemia. Mas para obter uma compreensão profunda desses dois termos, definiremos cada um separadamente.

qual e a diferenca entre epidemia e pandemia 1

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir uma epidemia.

A consistência é um fator comum que caracteriza uma doença. Algumas doenças podem se espalhar muito rapidamente e podem crescer além do número esperado de indivíduos em um determinado local e tempo. Uma epidemia é a ocorrência de uma doença que afeta uma grande proporção da população de uma área geográfica relativamente restrita e em um determinado momento.

Uma pandemia, por outro lado, é a disseminação de uma epidemia em uma escala global. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para que uma proliferação de uma determinada doença possa ser chamada de pandemia, ela deve atender a basicamente duas condições. Primeiro, ela deve se espalhar para várias partes do mundo, mais especificamente de uma nação para outra. Em segundo lugar, a ocorrência da doença deve ser facilmente notada, o que significa que as pessoas que estão doentes devem mostrar sinais de que realmente possuem uma enfermidade no seu corpo.

qual e a diferenca entre epidemia e pandemia 2

A gripe espanhola de 1918 foi a pandemia mais letal da história, vitimando entre 50 a 100 milhões de pessoas.

Com base nas definições de cada termo, podemos concluir que uma epidemia é uma doença infecciosa, contagiosa ou viral que afeta muitos indivíduos em uma área específica. Por exemplo, se um surto da gripe suína ocorresse na China, ela seria chamada de epidemia, desde que a doença ficasse restrita à China. Por outro lado, durante uma pandemia, a doença infecciosa, contagiosa ou viral se espalha para fora do país em que ocorreu o primeiro surto. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pandemia pode afetar milhares a milhões de pessoas em várias partes do mundo, por isso é muito mais complicada de ser tratada.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!