Não sei vocês, mas eu sou apaixonada por um pastel de queijo daqueles que quando você morde, traz aquele fiozinho consigo. Porém, você já parou para pensar em quem inventou essa delícia? É isso que hoje iremos descobrir! Só que essa não será uma missão nada fácil já que existem três origens: a chinesa, a japonesa e a europeia.

Origem Chinesa

A primeira da a origem do pastel ao famoso e igualmente delicioso rolinho primavera, tendo sido este o pai do pastel aqui no Brasil, porém como a maioria dos fatos históricos não há um consenso sobre isso. Sobre o Brasil, foi a imigração chinesa mesmo quem trouxe o pastel para cá, adaptando sua matéria-prima ao paladar brasileiro ao trocar a carne de porco por gado e fritando ao invés de assar.

Origem Japonesa

Dizem que o pastel teria como origem o gyosa japonês. Durante a Segunda Guerra Mundial, havia muito preconceito contra os japoneses em função de sua aliança com os nazistas e para driblar a situação, os imigrantes começaram a fingir serem chineses e abriram pastelarias, trazendo toques da culinária japonesa à iguaria e melhorando-a.

quem inventou pastel tricurioso

Origem Europeia

Ainda exitem também a versão europeia da história que conta que durante a Idade Média existiam diversas receitas de massas recheadas feitas em forno parecidas com os deliciosos pastéis. Porém, com o passar do tempo, na Península Ibérica, o pastel começou a ser frito. Também dizem que esta delícia teria sido trazida ao Brasil durante o período colonial.

E agora, qual será a real origem? Comente!