Deslizamentos de terra e avalanches são tragédias geológicas naturais que causam danos econômicos, físicos e até mesmo a perda de várias vidas todos os anos. Esses desastres geológicos geralmente ocorrem em regiões inclinadas e podem causar danos massivos, especialmente quando se passam perto de áreas residenciais. O impacto de uma avalanche ou de um deslizamento é definido pela geologia subjacente, velocidade de fluxo, distância percorrida e detritos gerados. Mas afinal, qual é a real diferença entre eles?

Um deslizamento de terra é o escorregamento desenfreado de materiais como terra e detritos em uma superfície molhada e escorregadia. Tecnicamente falando, o termo “deslizamento” engloba uma ampla variedade de movimentos do solo, como escoamento de detritos, fluxo de lama, falhas de declives e quedas de rochas. Curiosamente, os deslizamentos de terra também podem ocorrer debaixo d’água e em ambientes costeiros. Embora a gravidade seja a força vital que promove a ocorrência dos deslizamentos de terra, existem muitos outros fatores que afetam a estabilidade das encostas, como o desmatamento desenfreado, que por sua vez provoca a erosão do solo.

qual e a diferenca entre deslizamento de terra e avalanche 1

A erosão do solo é uma das principais causas dos deslizamentos de terra.

Por outro lado, uma avalanche é um fenômeno geológico que é fruto da movimentação de uma grande massa de gelo ou neve em um terreno escorregadio. Uma avalanche é geralmente desencadeada pela interação entre o terreno, o clima adverso e a neve. No entanto, algumas atividades humanas, como a prática do esqui, também podem desencadear uma avalanche. Além disso, as avalanches tendem a crescer em volume e massa à medida que ganham aceleração no declive.

qual e a diferenca entre deslizamento de terra e avalanche 2

Avalanche é o termo usado para descrever os deslizamentos de gelo e neve.

Apesar de ambos serem fenômenos naturais, atividades humanas invasivas, como o desmatamento, a construção desenfreada e o cultivo em regiões erradas acabam desestabilizando o terreno frágil das montanhas, provocando esse tipo de tragédia. É importante destacar que as árvores tendem a “segurar” o solo, prevenindo esse tipo de catástrofe. Por isso é comum vermos campanhas de conscientização sobre a importância da presença de árvores em locais estratégicos como esses.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!