Entre as cidades de Grana e Casorzo, na região de Piemonte, na Itália, existe uma árvore muito curiosa que é provavelmente diferente de tudo o que você já viu por aí. Quem passa perto dela, logo percebe que essa árvore é na verdade duas, de modo que uma acabou crescendo em cima da outra. Conhecida localmente como “Bialbero de Casorzo” ou “árvore dupla de Casorzo”, essa singularidade natural mostra o desenvolvimento de uma espécie de cerejeira que cresce em cima de uma amoreira.

Curiosamente, até hoje ninguém sabe exatamente como é que uma cerejeira conseguiu criar raízes e sobreviver em uma posição tão bizarra e complexa. Muitos dos moradores locais já levantaram a hipótese de que um pássaro pode ter deixado cair uma semente de cerejeira no topo da amoreira, que então se desenvolveu e fincou as suas raízes através do tronco oco da árvore mais velha para alcançar o solo logo abaixo.

conheca a curiosa arvore dupla de casorzo 1

Por outro lado, o que mais chama a atenção na árvore dupla de Casorzo é que ambas as árvores são realmente muito grandes, o que é algo não muito comum quando se diz respeito aos casos de crescimento parasitário. De fato, tais anomalias já ocorreram anteriormente na natureza, mas a planta do parasita é geralmente muito pequena e apresenta características muito atrofiadas. Neste caso, no entanto, a cerejeira apresenta um tamanho tão grande quanto qualquer outra árvore normal encontrada nas plantações e florestas mundo afora.

conheca a curiosa arvore dupla de casorzo 2

A única coisa que se pode ter certeza é que ambas as árvores se fundiram de tal forma que promovem uma visão realmente impressionante, com seus galhos se espalhando a aproximadamente cinco metros de diâmetro. Além disso, a vida útil da árvore dupla tem sido surpreendentemente longa, dado o fato de que a cerejeira recebe toda a sua nutrição através da amoreira. Embora não seja a única árvore dupla no mundo (também conhecidas como Epífitas), o Bialbero de Casorzo é provavelmente o caso mais impressionante, chegando até a virar uma atração turística que encanta as pessoas que passam por lá.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!