A tarja magnética do cartão de crédito até pode ter sido uma tecnologia de ponta nos anos 70, mas nos dias atuais ela se tornou sinônimo de vulnerabilidade. De fato, usando leitores de cartão ilegais, os criminosos podem facilmente digitalizar ou copiar as informações mantidas nessa “faixa preta” do cartão. Com isso em mente, as empresas de cartão de crédito resolveram incluir chips específicos nos seus produtos e ao longo desse post você vai conhecer um pouco mais sobre o seu funcionamento.

O chip EMV, o dispositivo quadrado que você pode ver embutido no seu cartão de crédito, foi criado como parte de uma nova tecnologia que nasceu para ser o novo padrão de segurança em pagamentos realizados com o popular “dinheiro de plástico”. Enquanto os cartões de crédito que contam com a antiga tecnologia da tarja magnética processam apenas uma quantidade limitada de dados, os cartões com o chip inteligente processam dezenas de bits de informação. Como resultado, as transações são sempre mais seguras, garantindo maior tranquilidade tanto para o banco quanto para o usuário.

para que serve o chip no cartao de credito 1

Com o passar dos anos, as empresas de cartões de crédito perceberam que a inclusão do chip EMV seria a única forma eficaz de evitar fraudes. A faixa magnética do cartão contém muitas informações confidenciais que não mudam, o que deixa o objeto mais vulnerável aos roubos por parte dos criminosos. Por outro lado, o chip EMV dos cartões de crédito contam com uma criptografia complexa que torna o processo de falsificação de um cartão uma tarefa muito mais complicada.

Os chips EMV protegem os consumidores ao criar códigos de pagamento de uso único toda vez que o cartão é inserido. Então, se um hacker roubasse as informações de pagamento no momento da efetivação da compra, eles não seriam capazes de usá-lo, pois essa chave não seria mais válida em uma compra posterior.

Ou seja, o cartão de crédito com o chip EMV representa um grande avanço nas medidas usadas para proteger suas informações e tornar as transações feitas com cartões de crédito muito mais seguras. Graças a essa tecnologia, você pode se sentir mais à vontade na hora de passar as suas compras no crédito ou débito.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!