Se você costuma ficar ligado nas notícias que envolvem a geopolítica do mundo, já deve ter ouvido falar tanto em embaixada quanto em consulado. Apesar de importantes, esses departamentos públicos não são muito conhecidos pela maioria das pessoas, o que leva muita gente a acreditar que os dois são praticamente a mesma coisa. No entanto, apesar de ambos servirem a propósitos relativamente semelhantes, eles possuem certas diferenças que fazem toda uma diferença na prática.

A embaixada costuma ficar localizada bem no coração da capital do país receptor, sendo chefiada por um embaixador. Uma embaixada lida diretamente com o escritório do presidente do país que representa, de modo que suas funções incluem a transmissão de mensagens entre os dois países. Além disso, esse departamento fornece informações sobre decisões políticas, econômicas e sociais que o embaixador acredita que pode afetar as relações entre os dois países de uma forma positiva ou negativa. Uma embaixada também promove a cultura de seu país de origem ao realizar esporadicamente festivais e feiras. Por último, esse órgão também pode supervisionar a parceria militar entre o país de origem e o país anfitrião, quando necessário.

qual e a diferenca entre embaixada e consulado 1

Embaixada do Brasil em Washington DC.

Por outro lado, um consulado é muito menor em termos de tamanho e responsabilidades exercidas. O maior papel do consulado é ajudar os cidadãos que residem no país anfitrião, como ajudar a renovar passaportes e outros documentos oficiais que podem ser necessários por seus cidadãos, como vistos. Esse departamento também coleta e relata dados como nascimentos, casamentos, mortes, adoções, divórcios e outros eventos pessoais significativos de seus cidadãos em sua terra natal. O papel humanitário do consulado e do seu administrador, o cônsul, também é muito importante, já que ele informa seus cidadãos sobre o nível de segurança no caso de um conflito iminente no país hospedeiro, assim como a organização de políticas específicas durante situações de emergência.

qual e a diferenca entre embaixada e consulado 2

Consulado brasileiro em Londres.

Vale destacar que os consulados não existem apenas nas capitais dos países, mas também no interior. Dessa forma, se você se deparar com problemas em uma cidade estrangeira que fica distante da capital, saiba que nem tudo está perdido. Embora a embaixada possa estar a horas de distância, um consulado pode estar bem na esquina, basta pesquisar.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!