É muito comum ouvirmos essa palavra em séries médicas, ao escolher um anti-concepcional ou até mesmo de seu médico de vez em quando… Porém você sabe o que é placebo? Fique tranquilo, pois irá descobrir agora mesmo! 🙂

O placebo é um medicamento, substância ou até mesmo tratamento que se parece com o normal, porém não possui quaisquer efeitos em seu organismo. Ou seja, não faz qualquer alteração no seu corpo. O uso deste tipo de medicamento ou tratamento é muito utilizado e de extrema importância durante testes para a descoberta de um novo medicamento, isso porque em um grupo de testes algumas pessoas recebem o remédio verdadeiro enquanto outras recebem o placebo. No final, é comparado os resultados para descobrir quais foram os efeitos reais do medicamento e quais foram efeitos apenas da mente do paciente.

Algumas doenças também são tratadas através do placebo, por mais que ele não gere nenhum efeito no organismo. Isso porque ele faz com que a pessoa se sinta de forma diferente já que a mesma não sabe que está recebendo um remédio ‘falso’, assim fazendo com que muitas vezes haja melhora nos sintomas e até mesmo aumento no sucesso do tratamento. Sabe quando você dá um copo de água com açúcar para uma criança e diz que aquilo fará a dor de um machucado passar? É a mesma coisa, o princípio é o mesmo.

o que e placebo tricurioso

Tá… Mas o efeito placebo é capaz de curar doenças?

Não, ele é capaz apenas de aliviar sintomas, principalmente quando há relação a saúde mental. Ele também pode ser utilizado para amenizar dores relacionadas ao câncer e outras doenças graves, porém não auxilia na cura de doenças, apenas melhora alguns sintomas e é utilizado para evitar o uso demasiado de medicamentos no organismo.

Quando usar um placebo?

Apesar da ciência ainda não ter grandes explicações sobre os efeitos do remédio, sabe-se que ele age diretamente nas expectativas da pessoa e é a mente do próprio paciente que o faz funcionar. Ele é muito indicado para tratamento de sintomas e ótimo em casos onde o paciente já utiliza muitas medicações. O tratamento com placebo é muito utilizado em casos de:

– Depressão
– Alterações do sono
– Dores crônicas
– Menopausa
– Síndrome do intestino irritável

Porém, o efeito placebo pode acabar trazendo problemas e fazendo a pessoa sentir efeitos colaterais como dores de cabeça, agitação, náuseas e até mesmo prisão de ventre. Para que funcione corretamente, é importante que o paciente não saiba o que está tomando. Um exemplo é trocar comprimidos para ansiedade por comprimidos de vitamina C, por exemplo.

Interessante, não é mesmo? Comente!