Quando vamos a um restaurante um pouco mais caro, é comum que algum membro engraçadinho da família já saia com aquela piadinha pronta: não coma muito não, do contrário terá que ficar e lavar os pratos para pagar a conta! Mas… de onde será que surgiu a expressão? É o que hoje iremos descobrir!

Pois então… o conceito na verdade surgiu ao contrário. Acontece que durante os séculos 19 e 20 lavar a louça era uma atividade considerada degradante e realizada pelas pessoas mais baixas da sociedade, ou seja, ex-condenados, alcoólatras e sem teto. Em troca deste serviço, essas pessoas garantia seu almoço ou jantar. Ou seja, para comer, eles precisavam antes lavar os pratos.

lavar louca pagar conta tricurioso

Inclusive, se você quiser ter uma imersão gigantesca nesta realidade, existe um livro do mestre da distopia George Orwell – pai do clássico 1984 – chamado Na Pior em Paris e Londres onde ele conta com detalhes os anos em que viveu de forma miserável nas duas mais famosas capitais da Europa. Para sobreviver nesta triste época, o autor lavava pratos para sobreviver, passando seus dias com os braços submersos em água morna. No livro ele conta os horrores que viu e diz que o serviço era semelhante a de burros de carga.

Bizarro, não é mesmo? Comente!