O conceito de criar um meio de transporte que conferisse ao homem a capacidade de voar foi algo concebido por muitos inventores notáveis, incluindo Leonardo da Vinci, Santos Dumont e os irmãos Wright. Com o passar dos anos, os aviões se tornaram cada vez mais modernos e seguros, dando origem a um grande número de companhias aéreas que ofereciam viagens mais rápidas entre longas distâncias. Confira a seguir as cinco companhias aéreas mais antigas do mundo que ainda estão operando normalmente nos dias atuais.

5. CSA Czech Airlines

companhias aereas mais antigas do mundo ainda em atividades 5

Essa companhia aérea só veio a se chamar Czech Airlines em maio de 1995, mas a empresa foi fundada em 6 de outubro de 1923, quando era originalmente chamada de Czechoslovak State Airlines, ou simplesmente “CSA”. O primeiro voo da companhia foi realizado de Praga a Bratislava em 29 de outubro de 1923. Atualmente ela opera voos regulares, fretados e de carga para mais de 50 destinos diferentes.

4. Aeroflot

companhias aereas mais antigas do mundo ainda em atividades 4

Originalmente fundada como Dobrolyot, a companhia aérea mudou seu nome para Aeroflot em 1932. A Aeroflot tornou-se uma das maiores companhias aéreas do mundo durante a era soviética, quando era a companhia aérea estatal da URSS. Embora uma boa parte da empresa já seja privatizada, o governo russo ainda detém a maior parte das suas ações. Atualmente a companhia possui uma frota de mais de 200 aviões que voam para mais de 120 destinos.

3. Qantas

companhias aereas mais antigas do mundo ainda em atividades 3

A Qantas é uma companhia aérea australiana que é facilmente reconhecida pelo famoso logotipo que mostra um canguru, animal muito popular na Austrália. Fundada em 16 de novembro de 1920, a Qantas sempre ficou conhecida como uma empresa aérea pioneira em várias áreas, como na introdução da primeira classe executiva do mundo a bordo do Boeing 747 em 1979.

2. Avianca

companhias aereas mais antigas do mundo ainda em atividades 2

Surpreendendo muita gente, a segunda companhia aérea mais antiga do mundo é a Avianca da Colômbia, fundada em 5 de dezembro de 1919. Originalmente chamada SCADTA, ou Sociedad Colombo-Alemana de Transporte Aéreo, seu primeiro voo foi realizado de Barranquilla para Puerto Berrio. A companhia aérea mudou seu nome para Avianca (Aerovías Nacionales de Colombia) em 1940, quando se fundiu com outra empresa aérea, a SACO (Servicio Aéreo Colombiano). A Avianca agora inclui subsidiárias em vários países da América Latina e se fundiu com a transportadora salvadorenha TACA no ano de 2009.

1. KLM

companhias aereas mais antigas do mundo ainda em atividades 1

Não tem pra ninguém, a companhia aérea mais antiga do mundo é a holandesa Koninklijke Luchtvaart Maatschappij, mais conhecida simplesmente como KLM. A empresa, cujo nome traduzido significa “Companhia Real de Aviação”, foi fundada em 7 de outubro de 1919 e seu primeiro voo foi a bordo de um De Havilland DH-16 pilotado pelo Capitão Jerry Shaw entre Amsterdã e Londres. Seu primeiro voo transatlântico ocorreu em 1934, de Amsterdã para Curaçao. Hoje, a companhia aérea tem uma frota de mais de 120 aviões e transporta mais de 30 milhões de passageiros todos os anos.

Quais dessas companhias aéreas você já conhecia? Deixe o seu comentário!