Não sei você, mas eu nunca NA VIDA consegui finalizar um jogo de palavras-cruzadas sem colar nas respostas. Sou incapaz, juro. Muito triste, eu sei… Porém, isso não me faz ficar menos curiosa sobre como são feitas as palavras-cruzadas. Vamos descobrir?

Pois bem, o primeiro passo é escolher a temática das palavras-cruzadas. Em geral são utilizados temas mistos, porém é preciso que nestes casos seja bem equilibrado o uso das temáticas como ciência, política, geografia e outros para que não fique repetitivo ou massante de resolver o enigma. Após, o profissional chamado cruciverbalista deve escolher as palavras que irão compor toda a grade em casos de jogos mais complexos. Quando são jogos mais simples, feitos em grande escala como nas revistas da editora Coquetel, por exemplo, são usados softwares para este trabalho.

É interessante observar que os cruciverbalistas são colaboradores não fixos das revistas e desempenham mais de uma função profissional. Em geral são equipes que contêm professores, engenheiros, cientistas e diversos outros estudiosos, quanto mais variado melhor será o quebra-cabeças. Quanto a forma de criação, esta varia de editora para editora. Alguns gostam do velho lápis e papel enquanto outros utilizam planilhas no bom e velho Excel. Para a criação das palavras-cruzadas existe um incrível e completo banco e palavras alimentado pelos próprios cruciverbalistas que está em constante crescimento, isso porque sempre que um dos profissionais lê um verbete que lhe chama atenção, corre para coloca-lo neste banco. Isso facilita bastante o trabalho na hora de criar o jogo.

como sao feitas palavras cruzadas tricurioso 1

Para montar a grande, primeiro são escolhidas as palavra de cinco ou seis palavras, sempre começando pelas maiores. Também se inicia com os termos que começam pelas letras ‘A’ e ‘R’ porque são mais frequentes na língua portuguesa, logo o cruzamento se torna mais fácil. Este é o mesmo motivo pelo qual se evita palavras com ‘H’ e ‘X’. Outra curiosidade interessante é que eles jamais utilizam sinônimos ou antônimos na mesma página. Apenas após preencher a grade que são elaboradas as perguntas/definições de cada uma e aqui começa a missão mais intrigante, já que o espaço para esta ‘dica’ é sempre muito pequeno.

O tempo para criação das palavras-cruzadas é sempre muito curto, em geral leva-se no máximo um dia. Após, é enviado para um avaliador que deve procurar pro erros, melhorar as definições e fazer sugestões. Após essas assinalações o jogo volta para o cruciverbalista para uma última revisão antes da publicação. Graças a tecnologia os erros estão ficando mais raros a cada dia.

Sensacional esse processo, não é mesmo? Comente!