O alfajor é uma delícia criada por algum anjo, sério. Só pode. Não sei vocês, mas eu sou apaixonada por esta iguaria doce e saborosa. Também sempre soube que esta era uma invenção ibero-americana e decidi saber mais sobre ela… Vamos descobrir juntos?

Pois bem, como eu disse, esta é uma invenção originária de países ibero-americanos, ou seja, vinda de países como Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros. Porém, acredite ou não, sua invenção ocorreu mesmo na Espanha, mais especificamente em Andaluzia. Seu nome é originário da palavra árabe al hasu e significa recheado. Então não, não é um doce argentino e agora você pode corrigir todos os seus amigos e família que se referem ao doce desta forma.

No início, o doce também chegou a ser chamado de alaju, porém chegou às ruas espanholas como alfajor. Sua receita original levava duas ou três camadas de massa que eram assadas e deviam ser levemente crocantes, porém macias e quase esfareladas. Seu recheio era feito de doce de leite. Tudo isso era coberto de chocolate derretido ou ainda polvilhado por açúcar de confeiteiro. Também poderia conter amêndoas, mel e avelãs. Na massa, tínhamos farinha, açúcar, ovos, essência de limão e amêndoas.

quem inventou alfajor tricurioso 1

Durante o século XVIII era comum que os conventos e casas religiosas de Córdoba utilizassem as mãos habilidosas de suas noviças e irmãs para preparar o delicioso doce, porém em formato quadrado e coberto de açúcar. A alteração da receita era chamada de tableta. E como o doce foi parar na Argentina? Tudo ocorreu em 1869 quando D. Augusto Chammás, um químico francês que chegou por lá em 1840, inaugurou sua pequena e familiar indústria de confecção de doces que trouxe a receita da Europa.

Agora, falando um pouco de mim. Minha paixão por alfajores começou na infância graças ao alfajor da Turma da Mônica que eu comia e me deliciava há 18 anos. Recentemente, fui surpreendida com seu retorno aos mercados brasileiros e é claro que nós experimentamos lá no Canal Experimentando… Então, vou deixar o vídeo abaixo para que você possa conferir! <3 Não esqueça de se inscrever no canal, tá bem? Lá saem vídeos toda segunda e sexta-feira onde eu e o Edu experimentamos coisas incríveis!

Gostou? Comente!