Atualmente, existem diversas opções de produtos para limpeza disponíveis nos supermercados mundo afora. Mas entre tantas opções, aqueles que apresentam um aroma de frutas cítricas (citrus) sempre figuram nas primeiras posições das escolhas do público. De fato, eles são tão populares que muita gente considera esse aroma um sinônimo de algo limpo. Mas afinal por que associamos esse cheiro à sensação de limpeza?

Primeiramente, precisamos entender que a natureza penetrante dos aromas e fragrâncias que nos rodeiam sempre foi de extrema importância para uma melhor conexão entre o ser humano e o ambiente em que vive. Aromas com várias características diferentes perduram no ar durante todas as horas do dia. De fato, eles são essenciais para a formação de memórias que podem ficar gravadas na nossa mente durante uma vida inteira. Por exemplo, um cheiro de bolo de cenoura pode te fazer lembrar das tardes que passava na casa da sua avó, enquanto esperava ansiosamente para devorar não só o bolo, mas várias outras guloseimas.

por que associamos o cheiro de frutas citricas com a sensacao de limpeza 1

Com toda essa “ciência do cheiro” em mente, muitos profissionais de marketing e fabricantes de fragrâncias passaram a aproveitar o incrível impacto que os aromas apresentam na hora de afetar as emoções e o comportamento dos seres humanos. No caso específico dos produtos para limpeza, é importante destacar que os limões sempre foram usados ​​no passado para promover uma limpeza doméstica mais profunda. O ácido cítrico presente no suco dessa fruta era largamente usado para dissolver calcário e para trazer o brilho de volta para as panelas de cobre. O óleo da casca do limão até chegou a servir como um tradicional polidor de madeira. Por isso, quando os detergentes e desinfetantes para a limpeza doméstica se tornaram amplamente disponíveis no mercado, adicionar o cheiro de frutas cítricas à esses produtos era a maneira mais fácil de promover um aroma agradável e  ao mesmo tempo atrair muitos clientes, pois esse aroma já estava associado à limpeza.

Hoje em dia, o número de produtos de limpeza que utilizam aromas de limão e laranja é tão grande que nos acostumamos a vincular esse cheiro à limpeza. Em 2005, pesquisadores holandeses descobriram que os cheiros cítricos podem até nos levar a manter nossa cozinha limpa, pois subconscientemente eles promovem a ideia de higiene.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!