Existem expressões que falamos de forma extremamente natural e nem imaginamos sua origem, ‘Quinto dos Infernos’ é uma delas e tenho certeza que sua história irá surpreender você. Vamos conhecê-la?

No final do século XVIII estávamos no histórico Ciclo do Ouro onde todos corriam desesperadamente para explorar mais e mais nossas minas para alcançar a riqueza. É claro que a Coroa Portuguesa percebeu todo este movimento e viu que havia um grande benefício em explorar tamanha ganância sem ao menos precisar mover um músculo: bastava estabelecer impostos altíssimos sobre a atividade aurífera para então enriquecer as custas dos garimpeiros. Logo, todo o ouro encontrado começou a ser encaminhado para as Casas de Fundição onde eram derretidos e transformados em barras para receber o selo da Coroa, que seria um tipo de autorização/autenticação do ouro. Ali era cobrado um imposto chamado quinto, que era a cobrança da quinta parte de todo o ouro encontrado por aquele garimpeiro.

como surgiu expressao quinto dos infernos tricurioso 1

Como aquele era um imposto extremamente pesado e visto como injusto pelos donos das minas auríferas, não demorou para que começassem a chama-lo de ‘o quinto dos infernos’, expressão que até hoje você usa, sua mãe usa, seu pai, seu tio e todo mundo ao seu redor. Inclusive, foi esta tarifa excessiva que acabou sendo motivo, dentre diversos outros, para explodir a chamada Inconfidência Mineira de 1789. Incrível, não é mesmo? Acho que você nem imaginava isso… Hehe. Comente!