Os lagos glaciais são aqueles que são formados por geleiras derretidas. Conforme as geleiras vão se derretendo, elas acabam erodindo a terra, criando um grande buraco. Por sua vez água proveniente das geleiras derretidas preenche o buraco criado, dando origem a esses algos que geralmente apresentam uma coloração azul turquesa brilhante. De fato, essa cor é tão chamativa que dá a impressão de que alguém continuamente derrama corantes nessa água. Mas afinal, por que os lagos glaciais são azuis?

Essa cor azul que pode vista na maioria dos lagos glaciais é o resultado do seu próprio processo de formação. Conforme a geleira vai derretendo, ela também acaba pulverizando vários os minerais das rochas com as quais ela se choca. Então, os minerais pulverizados se depositam no fundo do lago como sedimentos. Alguns desses sedimentos (também conhecidos como “farinha glacial”) ficam naturalmente suspensos na própria concentração de água da formação geológica, dando origem a esse tom azulado.

por que os lagos glaciais sao azuis 1

Embora algumas pessoas acreditem que a cor azul turquesa do lago glacial é o simples reflexo do azul do céu na superfície da água, isso não é exatamente o que acontece na prática. Os sedimentos da chamada “farinha glacial” são os verdadeiros responsáveis ​​pela cor azul vista na maioria dos lagos glaciais. Mas é importante destacar que os raios solares também participam desse fenômeno, ainda que indiretamente. Quando a luz solar reflete sobre os tais sedimentos que ficam suspensos nas águas do lago, a cor azul característica desses locais marca presença, sendo muito mais visível a partir de fotos aéreas.

Vale lembrar que a tonalidade da cor azul dos lagos glaciais depende da quantidade de sedimentos suspensos na água e do ângulo dos raios solares no momento da observação. Por exemplo, para testemunhar um azul mais intenso, é preciso observar o lago glacial quando o sol estiver no ponto mais alto no céu, que por sua vez precisa estar livre de nuvens. Os sedimentos no lago também precisam estar no nível máximo de concentração. Em certos casos, várias camadas de cores diferentes podem ser vistas em um lago glacial, especialmente quando a água da chuva chega ao lago, o que pode fazer a alegria dos turistas de plantão.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!