Apesar de ser involuntário, o processo de respiração nem sempre é tão simples quanto inalar e exalar grandes quantidades de ar por aí. Um bom exemplo disso é o fato de termos que “respirar fundo” quando estamos ansiosos, tristes, sobrecarregados ou estressados. De fato, respirar em situações estressantes pode ser algo tão complicado que pode deixar o nosso corpo rapidamente esgotado. Mas por que é mais difícil respirar nesse tipo de situação?

Quando o corpo humano é submetido a uma situação estressante, ele muitas vezes passa por uma experiência na qual os músculos respiratórios se contraem e promovem níveis mais altos de tensão muscular por todo o corpo. Isso acontece porque quanto mais precisamos de ar, mais mecanismos precisam ser ativados para obtê-lo. Só que essa respiração forçada contrasta com a respiração relaxada, que é a qual os músculos trabalham ativamente, mas ficam relaxados durante todo o processo respiratório.

por que e mais dificil respirar quando estamos estressados 1

Situações de estresse e medo desencadeiam esse tipo de reação.

Curiosamente, esse é um fenômeno bastante irônico, pois apesar de o nosso corpo precisar de mais oxigênio nesse tipo de situação, ainda assim acabamos tornando esse processo mais difícil para nós mesmos. Os cientistas acreditam que, no caso de uma situação estressante, essa respiração forçada pode ser uma resposta natural do nosso corpo à momentos que possam exigir uma luta física ou uma fuga repentina. Respirar mais rápido é uma forma de fazer com que o oxigênio extra nos ajude a executar movimentos mais rápidos ou a lutar com uma melhor precisão. O problema é que isso sobrecarrega os músculos de tal forma que ficamos exaustos em um curto espaço de tempo, sem falar que nem toda situação estressante significa necessariamente que estamos em perigo. Todos esses fatores contribuem para uma maior dificuldade na respiração durante esses momentos de ansiedade.

É importante destacar que o modo como respiramos está altamente relacionado à maneira como vivemos nossas vidas, promovendo um enorme impacto em nossa fisiologia e saúde. Há estudos que mostram que as pessoas que praticam exercícios físicos com regularidade podem até se beneficiar desse fenômeno. Se esse for o seu caso, é bem provável que você encontre menos dificuldades em respirar nos momentos de estresse.

E você, já passou por esse tipo de experiência? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!