O nabo é um tubérculo muito consumido no norte do continente europeu. Usado tanto como guarnição quanto como matéria-prima para vários pratos culinários, o nabo tem sido cultivado desde os tempos antigos, sendo um alimento básico na antiga culinária grega e romana. Por ter um fácil cultivo, esse vegetal tem ganhado espaço em várias partes do mundo nos últimos anos, sendo que os benefícios apresentados a seguir podem te convencer a incluí-lo na sua dieta.

Promove a saúde cardiovascular

O nabo contém grandes quantidades de vitamina K, que auxilia na prevenção de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, bem como outros problemas cardíacos. Esse vegetal também promove uma melhor absorção da bílis, resultando em níveis mais baixos de colesterol. O nabo também é rico em ácido fólico, que geralmente é bom para a saúde circulatória e cardiovascular.

quais sao os beneficios do nabo para a saude 1

É bom para os ossos

O nabo é rico em potássio e cálcio, ambos nutrientes necessários para a formação e manutenção de ossos saudáveis. O consumo regular desse vegetal diminui o risco do surgimento de doenças como osteoporose, danos nas articulações e artrite reumatoide. Além disso, os ricos níveis de cálcio encontrados em sua composição também ajudam a promover o desenvolvimento de tecidos conjuntivos pelo corpo.

Ajuda na perda de peso

Por apresentar um teor muito baixo de calorias, o nabo é altamente recomendado para aqueles que querem perder peso. Vale destacar que o alto teor de fibras desse vegetal melhora o metabolismo saudável, ajuda a regular o peso ideal e mantém o sistema digestivo funcionando em suas condições normais.

quais sao os beneficios do nabo para a saude 2

Promove a saúde ocular

O nabo é uma fonte rica de um tipo de carotenoide chamado luteína. A luteína ajuda a promover a saúde dos olhos, prevenindo o surgimento de doenças oculares, como a catarata e a degeneração macular.

Possui propriedades anticancerígenas

O nabo possui fitoquímicos e antioxidantes que reduzem o risco do desenvolvimento de câncer. Além disso, os glicosinolatos encontrados nesse vegetal se transformam em compostos que ajudam o fígado na filtragem de toxinas. Dessa forma, eles combatem agentes cancerígenos e paralisam o desenvolvimento de células cancerígenas malignas.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!