Neste momento escrevo para vocês de um hotel na Serra Gaúcha, mais especificamente no centro de Gramado de dentro de um hotel e é claro que isso iria me inspirar. Pensando neste lugar tão lindo, decidi contar a história do primeiro hotel do mundo. Vamos lá?

As primeiras histórias relacionadas a hotel tinham ligação com comércio onde as familias reais, sábios, músicos, artistas e comerciantes viajavam constantemente para oferecer seus produtos ou serviços. Essas pessoas precisavam dormir em algum lugar, os peregrinos eram atendidos em estalagens ou igrejas e mosteiros enquanto a nobreza ficava em castelos e palácios luxuosos. Durante este período, as cidades cresciam e as hospedarias também devido a necessidade. Também começaram a surgir serviços de refeição, vinhos, banhos, alimentação para os cavalos, manutenção para as charretes ou outros veículos e o que mais fosse preciso.

Com a Revolução Industrial, o ato de hospedar começou a mudar. Agora, para passar a noite em algum lugar era cobrado um valor por noite. Porém, só no século XIX que esses serviços começaram a se tornar qualificados com funcionários específicos e funções como recepcionistas, arrumadeiras, mensageiros e outros. Além disso, as acomodações tornaram-se mais confortáveis e privadas já que antes eram apenas grandes espaços com diversas camas e guarda-roupas onde desconhecidos dividiam o espaço.

qual foi o primeiro hotel tricurioso 1

Hotel Ritz

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as viagens não eram mais apenas comerciais, agora era possível viajar a lazer graças a evolução dos transportes e também das estradas e ferrovias. O primeiro hotel que foi construído e planejado para este fim foi o Hotel Ritz em Paris em 1870 e foi construído pelo suíço César Ritz e a grande inovação deste espaço foi a criação de banheiros privativos em cada apartamento, isso além da uniformização de empregados e diversas outras melhorias.

Sensacional, não é mesmo? Comente!