É bem provável que você já tenha sofrido várias picadas de insetos ao longo de sua vida. Na maioria das vezes, elas provocam alguma reação negativa no corpo humano, como dores inquietantes, coceiras e inchaços. Mas você saberia dizer qual inseto possui a picada mais dolorosa?

O inseto campeão nesse quesito é a formiga-cabo-verde (Paraponera clavata), cuja picada cheia de veneno provoca uma dor tão intensa que pode chegar a ser agonizante para as pessoas que possuem algum tipo de alergia. Para se ter uma ideia, na língua inglesa esse inseto é conhecido como “Bullet Ant” (“Formiga Bala”), pois a sensação de sua picada é descrita por alguns como “semelhante a levar um tiro”. Além disso, a pessoa picada geralmente continua sentindo os efeitos agonizantes por pelo menos 12 horas.

A formiga-cabo-verde é nativa das florestas tropicais da América do Sul e podem crescer até 2,54 centímetros de comprimento. Sua coloração avermelhada-escura permite que ela seja facilmente notada em meio às folhas das árvores, mas pode passar despercebida em locais mais escuros. Felizmente, como essa formiga vive em regiões mais isoladas, a maior parte da população está segura dos ataques dessa criatura.

qual inseto tem a picada mais dolorosa 1

A cara da formiga-cabo-verde já é capaz de amedrontar muita gente.

Muito do que sabemos sobre o desconforto causado pelas diferentes picadas de insetos vem de um renomado entomologista chamado Justin O. Schmidt, diretor do Southwest Biological Institute em Tucson, no estado americano do Arizona. Ele se aproximou o bastante dessa formiga para poder classificar a sua picada como a mais dolorosa do mundo. Justin já foi picado propositalmente por vários insetos diferentes, mas segundo ele, a sensação da picada da formiga-cabo-verde foi algo que atingiu um outro nível. Ele descreve a experiência como uma “dor pura e intensa, como andar sobre carvão flamejante com um prego enfiado no seu calcanhar”.

O Dr. Schmidt é regularmente chamado para repassar os seus conhecimentos adquiridos sobre a ferocidade de vespas, abelhas e formigas em todo o mundo. Ele também está trabalhando na versão mais recente do seu “índice de dor”, uma escala na qual ele classifica a dor de cada picada que sofre. Ele espera listar um número cada vez maior de insetos, ou seja, o festival de picadas não deve parar tão cedo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!