O trigo sarraceno, ao contrário do que o seu nome dá a entender, é uma semente bastante popular nas culinárias polaca, russa e judaica. Por não possuir glúten, o trigo sarraceno tem se popularizado entre as pessoas que sofrem com problemas como a doença celíaca, que aproveitam o seu alto teor nutritivo ao mesmo tempo em que o usam como substituto ao trigo comum. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Combate problemas digestivos

O trigo sarraceno é uma excelente fonte de fibras dietéticas que ajudam a prevenir os problemas digestivos sem afetar negativamente a sua saúde. Consumir uma porção dessas sementes regularmente pode melhorar o funcionamento do seu trato digestivo ao regular os movimentos intestinais. Além disso, ele ajuda a evitar o estresse oxidativo no trato digestivo.

quais sao os beneficios do trigo sarraceno 1

Previne danos celulares

A deficiência de vitaminas e outros minerais no organismo pode afetar negativamente o seu bem-estar geral. Nutrientes como a riboflavina, ácido fólico, niacina e tiamina (todos presentes no trigo sarraceno) ajudam a combater vários danos que afetam células, tecidos e músculos. Incorporar esse alimento na sua dieta pode até combater danos nas unhas, como a descoloração e a proliferação de fungos.

Previne o diabetes

O trigo sarraceno possui um baixo índice glicêmico, além de apresentar um potencial para regular o nível de açúcar no sangue de uma forma eficaz, o que ajuda a prevenir o diabetes. Vale lembrar que esse alimento também permite que os nutrientes sejam absorvidos em sua corrente sanguínea de forma constante. É por isso que ao consumi-lo você se sente mais saciado e enérgico ao longo do dia.

quais sao os beneficios do trigo sarraceno 2

Reduz os níveis de colesterol

O consumo do trigo sarraceno pode reduzir efetivamente os níveis elevados de colesterol que contribuem para o surgimento de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Além disso, essas sementes são conhecidas por diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim) e aumentar o HDL (bom).

É antioxidante

Seu corpo precisa ingerir quantidades adequadas de antioxidantes para combater as células cancerígenas e os efeitos dos radicais livres, que são os fatores primários de doenças crônicas como o câncer. O trigo sarraceno contém propriedades fenólicas, antioxidantes e flavonoides que ajudam a minimizar os efeitos dos radicais livres, promovendo a saúde do seu fígado, sistema digestivo e do cérebro.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!