Zebras e cavalos são animais bastante parecidos. Ambos têm crinas, rabos, são aproximadamente do mesmo tamanho e comem grama. Partindo desse princípio, deveria ser algo muito comum vermos pessoas montando em zebras por aí da mesma forma como fazem com os cavalos, não é mesmo? No entanto, na prática isso é bem diferente, sendo que a principal explicação para isso está no trabalho necessário para adestrar cada um desses animais.

Muitas pessoas ao longo da história já tentaram domar zebras. O problema é que na maioria dos casos essas tentativas falharam miseravelmente. Por volta de 1800, os europeus até estavam particularmente interessados ​​no adestramento de zebras, já que elas eram mais imunes às doenças da época, o que possivelmente as tornariam excelentes meios de transportes para serem usadas na guerra e no comércio entre longos territórios. No entanto, domar esses animais listrados se mostrou uma tarefa extremamente cansativa, muito entediante e repleta de perigos.

Todo mundo sabe que os cavalos mordem e podem dar coices, mas as zebras são animais ainda mais ariscos. Quando se sentem em perigo, as zebras não dão apenas coices, mas também atacam ferozmente com um propósito de vingança em mente. Vale destacar que o poder do coice de uma zebra é enorme, podendo facilmente quebrar a mandíbula de um leão. Além disso, essas criaturas também têm um hábito de morder e não soltar a sua presa até que a coisa finalmente esteja morta. Ou seja, definitivamente esse não é o melhor animal para ser montado.

por que nao montamos em zebras como fazemos com os cavalos 1

Alguns até já conseguiram tal proeza.

Por outro lado, os cavalos apresentam uma tolerância muito maior. Eles também têm uma natureza muito mais maleável que lhes permite se adaptar a novos cenários, além de tolerar manobras desajeitadas realizadas por montadores inexperientes. Obviamente, os cavalos até podem morder e dar coices em determinados casos, mas eles podem ser facilmente domados quando são jovens.

É importante deixar claro que não é totalmente impossível domar zebras. Um número considerável de pessoas ao redor do mundo já fizeram isso, mas é necessária uma abordagem muito diferente e mais complexa para alcançar esse objetivo. Desse modo, montar nos cavalos como já fazemos há muito tempo ainda parece ser a melhor opção.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!