Imagine que você acabou de tirar um delicioso bolo de dentro do forno e resolveu colocá-lo no balcão da cozinha para esfriar. A cada minuto que se passa, a sua casa é preenchida com o inconfundível aroma de chocolate, o que por sua vez faz com que a sua boca fique repleta de uma saliva bastante aguada. De fato, é bem provável que você já tenha passado por uma situação semelhante. Seja com um bolo ou qualquer outro tipo de comida, o fato é que existem certos alimentos que são tão apetitosos que fazem a gente sentir “água na boca” apenas em observá-los. Mas afinal, o que causa toda essa reação?

Segundo Hadi Fares, químico e professor da Universidade da Flórida, isso acontece porque a saliva tem várias funções, sendo que a mais relevante neste caso é o auxílio que ela fornece na hora de comer. A saliva (a famosa “água na boca”) lubrifica os alimentos que comemos, ajudando-nos a realizar o trabalho de alimentação adequado em nossas bocas, como mastigar e saborear a comida. Ela também contém enzimas que iniciam o processo de digestão antes mesmo de você engolir o alimento em questão.

por que sentimos agua na boca ao ver uma comida apetitosa 1

Curiosamente, a frase “dar água na boca” é realmente muito precisa. Existem dois tipos de saliva: a mucosa e a serosa. A saliva mucosa é exatamente o que o seu nome dá a entender, pois é grossa, pegajosa e cheia de muco. A saliva serosa, por outro lado, é quase totalmente composta por água, sendo exatamente o tipo de saliva que inunda a sua boca quando você sente o cheiro, observa ou simplesmente pensa em uma comida especialmente deliciosa.

Ou seja, a produção excessiva de saliva serve como uma preparação da sua boca para receber o alimento que supostamente está por vir, já que a saliva serve como um lubrificante natural na hora que você devora a sua comida com gosto. É uma maneira que o seu corpo encontra de esperar ansiosamente a comida à sua frente. Enquanto o seu cérebro dispara o sinal de que um alimento muito saboroso pode chegar muito em breve, as suas glândulas salivares concordam com isso ao bombear uma enorme quantidade de saliva na sua boca.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!