Um fenômeno que encanta observadores de todo o mundo é a migração das aves. Viajar por centenas ou milhares de quilômetros entre os intervalos de reprodução costuma ser uma jornada difícil e perigosa, de modo que nem todas as aves conseguem sobreviver. Mas afinal, se essa jornada é tão perigosa, por que os pássaros migram?

Um dos principais impulsionadores da migração das aves é a escassez de alimentos, especialmente no inverno. Se todas as aves ficassem nas mesmas áreas tropicais durante o ano todo, a comida ficaria escassa. Mas como as fontes de alimento se renovam em outras regiões nessa mesma época, milhões de aves migram para essas áreas em busca do aproveitamento da abundância de alimentos. À medida que os suprimentos de comida diminuem nessa nova região, os pássaros retornam às regiões tropicais nativas para se reabasteceram nesse meio tempo.

Outro motivo para a migração é o clima. As aves desenvolveram tipos específicos de plumagem para sobreviver em determinados climas, sendo que mudanças nesses climas podem causar a migração dessas espécies. Por exemplo, muitos pássaros deixam seus locais de reprodução no Ártico quando as temperaturas começam a cair ainda mais para buscar um habitat com um clima mais temperado, pois eles não conseguem sobreviver ao frio brutal. Da mesma forma, as regiões tropicais mais quentes podem ser um ambiente hostil para criar filhotes de espécies mais delicadas, sendo mais vantajoso colocar os ovos em áreas mais frias.

por que as aves migram 1

Vale destacar que até doenças podem provocar uma migração massiva de aves. Qualquer grande grupo de aves que viva abarrotado em um tipo de habitat está sujeito aos efeitos de parasitas e doenças que podem dizimar milhares dessas criaturas em um curto período de tempo. Desse modo, a migração torna-se uma alternativa para controlar esse problema, já que os pássaros que se dispersam em locais diferentes têm menos chance de espalhar uma doença para toda a sua população, incluindo sua nova prole.

No fim das contas, as razões pelas quais as aves migram se resumem à questões de sobrevivência. Encontrar fontes de alimento mais ricas, procurar habitats mais seguros e evitar predadores são alguns dos comportamentos de migração mais comuns, que por sua vez garantem o sucesso reprodutivo dessas espécies.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!