Há alguns dias fui até um restaurante que servia o tal arroz negro. Dias depois o vi no mercado a venda e assim comecei a ficar curiosa… O que será que esse novo tipo de arroz tem de especial?

Pois então, este tal arroz negro tem se tornado tendência, porém já cultivado há mais de quatro mil anos na China. Por ser bastante raro – e saboroso – era reservado apenas ao Imperador Chinês e sua família. Sobre os benefícios, o arroz negro mantém a chamada película externa que é retirada do arroz branco. Essa película é rica em vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Além disso, ele possui cerca de 30% mais fibras e 20% mais proteínas do que o arroz comum e menos gorduras que o integral, assim tendo menor calor calórico e elevado teor de ferro.

Caso você se apaixone por ele e comece a consumi-lo de forma regular, suas fibras são excelentes para regular seu intestino e controlar a glicemia, assim evitando as grandes cargas de insulina. O arroz negro também ajuda a reduzir as taxas de colesterol, auxilia na prevenção do câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares também. Quanto ao preço, ainda é bastante salgado, chegando a R$15 um saco de 500g. Quando comparado ao grão integral, a primeira diferença já está na aparência. Além da cor escura, o grão é curto e arrendondado, sua textura é mais firme e seu sabor é amendoado, o aroma também é bastante diferenciado.

beneficios arroz negro tricurioso

Em número de calorias, 100g do grão negro possuem 359 enquanto o integral possui 362. Agora, se você for comparar a quantia de fibras, a quantia é muito maior no arroz negro. Além deste fato, o poder antioxidante dele também é superior em função da grande quantia de compostos fenólicos flavonoides e antocianinas. Estes são responsáveis pelo combate de radicais livres, assim protegendo as células contra doenças crônicas.

Em resumo, é um alimento saudável e diferente que realmente vale a pena ser consumido, porém você precisa ter condições financeiras para bancar tal luxo devido a seu alto preço… O que é um lado bastante negativo.

Interessante, não é mesmo? Comente!