Oymyakon, na Sibéria, é conhecida por ser a cidade mais fria do planeta, com temperaturas constantemente caindo para -50 graus Celsius durante o inverno. Para se ter uma ideia, este lugar é tão frio que o rosto desprotegido de uma pessoa pode sofrer queimaduras em questão de segundos. Até mesmo o mercúrio dos termômetros costuma congelar nessa localidade incrivelmente gelada. Como já dá para perceber, Oymyakon não pode ser considerada o melhor lugar para a realização de uma maratona, no entanto, 16 corredores se reuniram por lá no início desse ano para participar de uma maratona bem incomum.

Em 5 de janeiro, os 16 corajosos corredores (com idades entre 21 e 71 anos e muito bem treinados) competiram em maratonas geladas por 5, 10, 20, 30 e 42 quilômetros através das florestas congeladas da Iacútia. No início da corrida, a temperatura girava em torno de -52 graus Celsius, posteriormente “suavizando” para -48 graus Celsius no final da competição.

conheca a maratona mais gelada do mundo 1

“Podíamos ver a surpresa nos olhos de turistas que viajaram da Austrália, Taiwan, Japão e Índia para assistir a maratona mais gelada do mundo”, disse o maratonista Sargylana Neustroyeva ao jornal The Siberian Times. “Esta foi a nossa primeira tentativa de organizar uma maratona extremamente fria. No próximo ano, definitivamente vamos fazer uma outra corrida, sendo que todos os atletas de todas as partes do mundo serão bem-vindos!”

conheca a maratona mais gelada do mundo 2

A maior distância percorrida no dia, 39 km, foi alcançada pelo corredor Ilya Pesterev. Ele chegou o mais próximo de completar a maratona de 42 km. O mais jovem participante, Innokentiy Olesov, de 21 anos, correu cerca de 10 km em uma hora e 8 minutos, enquanto o corredor mais velho, Yegor Permyakov, de 71 anos, alcançou uma distância de 15 km em duas horas e meia.

conheca a maratona mais gelada do mundo 3

A maratona mais gelada do mundo foi organizada por Alexander Krylov, chefe da agência de viagens Turuu Tour. Ele planeja fazer isso novamente no ano que vem com corredores ainda mais corajosos e capazes de suportar as temperaturas extremamente frias do inverno de Oymyakon.

E você, toparia participar de uma maratona desse tipo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!