Todos os anos, mais especificamente no mês de janeiro, mais de um milhão de pessoas se dirigem à pacata cidade de Hwacheon, na Coreia do Sul, para participar do Sancheoneo Ice Festival, um dos mais famosos e maiores festivais do país. Localizada a cerca de 20 km ao sul da zona desmilitarizada que separa a Coreia do Sul da Coreia do Norte, Hwacheon é uma das primeiras regiões do país a ser afetada pelos efeitos do inverno, o que faz com que o rio Bukhangang fique coberto por uma espessa camada de gelo.

Por causa disso, a pesca no gelo se tornou a atividade mais popular no festival, atraindo um número tão grande de participantes que é capaz de deixar qualquer um de boca aberta. Cada participante recebe uma linha de pesca, um saco plástico e uma espécie de passe que permite a entrada na zona de pesca. Eles são então obrigados a encontrar um buraco já aberto no rio congelado ou a cortar um novo. Para se ter uma ideia, cerca de 14.000 buracos são perfurados no gelo todos os anos.

a curiosa competicao de pesca no gelo da coreia do sul 1

O peixe que é o alvo de toda essa pescaria é o sancheoneo, um tipo de truta que tem a capacidade de viver em águas muito geladas. Os visitantes ficam esperando pacientemente as mordidas dos peixes nas iscas, sendo que muitos deles pulam de tanta alegria ao puxar as criaturas capturadas para fora da água. Curiosamente, no Sancheoneo Ice Festival também existe uma competição de pesca de mão, onde os aventureiros são obrigados a saltar nas águas geladas para capturar os peixes com as próprias mãos.

a curiosa competicao de pesca no gelo da coreia do sul 2

Vale destacar que a cidade de Hwacheon se prepara especialmente para esse evento. Os participantes podem encontrar lanternas em forma de peixe que são feitas de papel ou até mesmo luminárias mais modernas produzidas com luzes de LED, geralmente enfeitando a avenida principal. Além disso, grandes esculturas de gelo iluminadas em uma variedade de cores também podem ser encontradas em exposição na praça principal.

a curiosa competicao de pesca no gelo da coreia do sul 3

Apesar de ser a festividade mais popular, a pesca no gelo não é a única atração do Sancheoneo Ice Festival. Outras festividades incluem jogos coreanos tradicionais, competições de trenó, corridas em patins, barracas com comidas típicas e uma zona de fotos.

a curiosa competicao de pesca no gelo da coreia do sul 4

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!