O mel produzido pelas abelhas passou a ser popular entre os seres humanos desde a antiguidade. Usado como um adoçante saudável e até mesmo como a matéria-prima principal para a produção de uma variedade de receitas elaboradas, o mel se tornou uma iguaria muito apreciada no meio culinário, o que juntamente com a dificuldade da sua obtenção, acaba elevando o seu preço consideravelmente. Mas afinal, por que as abelhas produzem o mel?

Basicamente, o mel é o alimento que as abelhas usam para sobreviver, especialmente nos meses frios do inverno. Elas produzem o mel antes do período do frio e o armazenam para ser consumido durante todo este tempo. Esse armazenamento é necessário porque existem menos flores disponíveis durante o inverno. Ainda que algumas flores estivessem acessíveis nas mediações das colmeias durante essa estação, as abelhas não seriam capazes de extrair todo o pólen disponível devido ao frio, que afeta tanto o metabolismo desses insetos quanto a sua capacidade de voo.

por que as abelhas produzem o mel 1

É importante destacar que as abelhas precisam de um armazenamento de mel suficiente para alimentar não apenas a rainha, mas toda a colônia viva durante o inverno. Como já dá pra imaginar, isso requer muito mel, pois uma colônia de abelhas pode ter dezenas de milhares de membros, a depender do seu tamanho. Por sua vez, o mel também é uma ótima fonte de nutrientes e energia para as abelhas devido ao seu alto teor de açúcar. Isso faz do mel o alimento perfeito para as abelhas, já que elas necessitam de uma grande quantidade de energia para controlar a temperatura dentro da colmeia e para manter as suas forças durante essa estação com características mais adversas.

Curiosamente, a alta concentração de açúcar no mel e o baixo teor de água em sua composição são os fatores que tornam esse alimento tão durável, já que bactérias e fungos não conseguem se desenvolver sob essas circunstâncias. É exatamente por causa disso que o mel costuma ser considerado um alimento sem prazo de validade, apesar de estar sujeito à ações do tempo como a cristalização e a adoção de uma tonalidade mais escura.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!