Curiosidades

Você sabia que gatos também ronronam quando sentem dor?

Todo dono de gato sabe que não há nada mais gostoso do que dormir com o ronronar do seu felino feliz só por estar ao seu lado. Porém, você sabia que os pequenos felpudos também ronronam quando sentem dor? Ou ainda quando estão ameaçados ou com medo?

Os veterinários afirmam que é extremamente comum ver felinos ronronarem não apenas por estarem felizes e confortáveis como também para expressar medos e angústias. Para fins de comparação, você sorri quando está nervoso não é mesmo? Mas também sorri quando está feliz… É igual com nossos gatinhos e existe todo um processo para isso que começa no cérebro felino. Sinais são enviados de forma constante até a laringe do felino que a faz contrair em taxas de 25 a 150 vibrações por segundo. Quando o pequenino respira, o ar que passa pelas cordas vocais produz o som do ronrom que ouvimos.

Não apenas os gatos domésticos como outros felinos tem o mesmo hábito e para isso basta que ele tenha a laringe rígida, se isso não ocorrer o som sairá como um rugido como o visto nos tigres e leões que, nestes casos, serve para marcar território e ameaçar adversários. Voltando aos gatos domésticos, é comum os vermos ronronando e nos olhando com ternura porque eles usam este recursos como forma de se comunicar conosco e demonstrar que nos amam, que são felizes conosco e que somos importantes para eles.

Inclusive, existe um estudo que afirma que o som do ronronar é capaz de aliviar a dor, auxiliar no crescimento ósseo e até mesmo cicatrizar feridas, isso além de melhorar a respiração do felino e ajudar a recuperação de músculos e tendões. Além de ajudar o próprio pequeno, também ajuda o próprio ser humano já que o ato de ronronar é capaz de reduzir a pressão arterial, assim diminuindo o estresse e aumentando a tranquilidade do dono.

Porém, como diz o título dessa matéria, o ronronar não serve apenas para comunicar amor e ternura. É preciso estar atento aos sinais, afinal, esta é a forma escolhida pelos pequenos para se comunicar com seus donos. Logo, se seu pequeno estiver ronronando de forma não usual e demonstrar outros sinais como de incômodo ou dor, leve-o imediatamente ao veterinário para verificar o que pode estar ocorrendo. Esteja sempre atento aos sinais, afinal, lembre-se que a vida do seu melhor amigo depende apenas de você.

Gostou da matéria? Comente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
Amanda Canabarro

Matérias Recentes

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

17 horas atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

2 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

3 dias atrás

5 curiosidades marcantes da história do Oscar

1. **Primeira Cerimônia**: A primeira cerimônia do Oscar foi realizada em 16 de maio de…

4 dias atrás

Conheça Rope Daddy, o buldogue francês avaliado em 120 mil dólares

O buldogue francês de alto valor. Parece que a sua raridade e características genéticas únicas,…

5 dias atrás

Eventos dos eSports ganham atenção de apostadores e espaço nas casas de apostas

Os eSports alcançaram níveis altos de popularidade no Brasil. Hoje, os brasileiros significam uma porcentagem…

5 dias atrás