Curiosidades

Behemoth: A Lendária Criatura Bíblica

A Bíblia é o principal livro usado pelos cristãos e está cheia de mistérios que os historiadores e teólogos vem tentando desvendar no decorrer do tempo. É inegável que várias criaturas lendárias tenham passado pela terra, algumas inclusive se encontram descritas na Bíblia, como é o caso do Beemote ou Behemoth.

A única e famosa menção à criatura se encontra no livro de Jó que está no Antigo Testamento, o que é curioso porque no decorrer de toda a Bíblia não encontramos mais menção alguma ao Behemoth. No livro bíblico a criatura é descrita como um animal que come capim como o boi, tem força em seus lombos e poder nos músculos do ventre, os nervos da coxa são firmes e os ossos são comparados a canos de bronze. Apesar de aparentar ser um animal extremamente forte e nos levar a crer que é agressivo, o livro deixa bem claro que ele era um animal dócil e que alguns outros animais selvagens brincavam por perto dele e também fala que ele seria um animal difícil de ser caçado, muito provavelmente por conta da força que possuía.

Alguns descrevem o Behemoth como um animal bastante parecido com um elefante ou um rinoceronte, já outros acreditam que ele era parecido com um hipopótamo, porque os Hebreus usavam o termo “Beemote” ou “Behemoth” para se referirem a esse animal. Ninguém sabe ao certo qual era a aparência da criatura já que poucos dizem ter avistado e por outro lado não há nenhum registro ou evidência, o que leva ele  a se tornar um mito.

Segundo a tradição judaica, o Behemoth moraria ao leste do Jardim do Éden e que uma vez por ano ele rugia bem alto para que os outros animais tivessem medo dele e passassem todo o tempo temendo ele até que rugisse novamente. Uma outra tradição judaica diz que o Behemoth seria o monstro da terra enquanto o Leviatã era o monstro do mar, inclusive o Leviatã é mencionado no mesmo livro da bíblia no qual fala do Behemoth. Diz a lenda que nos últimos dias os dois monstros se enfrentarão e ambos morrerão e suas carnes seriam servidas aos seres que sobrevivessem ao Apocalipse descrito também na Bílbia.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Behemoth? Compartilha e Comenta esse post!

Você também pode gostar de