Curiosidades

Qual é a diferença entre montanha e morro?

“Montanha” e “morro” são termos relativamente comuns em várias línguas ao redor do mundo. Nas conversas do dia a dia, essas duas palavras tendem a se referir a duas formações geográficas diferentes, mas sem uma definição muito específica, até porque ambas são formações geográficas que se projetam do solo e que são mais altas do que a terra circundante. Ao longo desse post, vamos explorar as diferenças entre ambas segundo as especificações dos próprios geólogos.

Antes da década de 1970, as associações de geologia no Reino Unido e nos Estados Unidos seguiam uma regra muito simples para designar uma montanha. De acordo com essa definição inicial, uma montanha seria qualquer elevação geográfica que estivesse a mais de 1.000 pés acima do nível do mar. No entanto, os dois países não usam mais essa definição para classificar as montanhas. Hoje em dia, as montanhas são classificadas em um modo geral como o resultado da atividade de uma linha de falha. Essas formações normalmente têm encostas íngremes e um pico muito bem definido. Além disso, as montanhas geralmente apresentam uma escalada muito difícil para os aventureiros, devido ao terreno com elevação muito inclinada.

Montanha Ararate.

Por outro lado, um morro é geralmente criado como o resultado de uma erosão, que ocorre quando o vento e a chuva movimentam as rochas e o solo por longos períodos de tempo, reduzindo o tamanho e a altura da formação geográfica original. Devido a essa atividade de erosão, os morros tendem a ter uma forma inclinada suave e geralmente não são tão altos em elevação, se comparados às montanhas. Dessa forma, os montanhistas e alpinistas geralmente acham bem mais fácil chegar ao cume de um morro.

Morro de Castelo Branco, nos Açores.

Ou seja, em termos básicos, a principal diferença entre uma montanha e um morro é o seu grau de elevação. Além disso, as montanhas geralmente apresentam um pico muito mais definido e pontudo do que o que pode ser normalmente encontrado em um morro. A diferença final entre montanhas e morros é que as montanhas tipicamente pertencem a uma cadeia montanhosa maior, enquanto que os morros são mais comumente encontrados sozinhos.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leave a Comment

Matérias Recentes

Daisy de Pless: a princesa desconhecida que marcou a história

Daisy de Pless, também conhecida como Maria Teresa Olga Emanuela Ana, foi uma figura fascinante…

2 horas atrás

Tarenorerer: a feroz rebelde que lutou contra colonizadores na Tasmânia

Tarenorerer foi uma figura histórica da Tasmânia que ganhou destaque como uma rebelde feroz que…

23 horas atrás

Guia Completo de Rastreamento de Encomendas: Correios, AliExpress e Shopee

Neste guia, exploraremos em profundidade os sistemas de rastreamento de encomendas dos Correios (Brasil), AliExpress…

1 dia atrás

Salto das Sete Quedas, rio Irharhar e outros 5 lugares do mundo que deixaram de existir

Salto das Sete Quedas, Brasil/Paraguai: Também conhecida como Sete Quedas, era uma série de cachoeiras…

2 dias atrás

10 estrelas clássicas de Hollywood que passaram por procedimentos estéticos

Como é comum na indústria do entretenimento, muitas estrelas de Hollywood passaram por procedimentos estéticos…

3 dias atrás

“Vim, vi, venci”: a verdade por trás da famosa frase de Júlio César

A frase "Vim, vi, venci" é uma versão em latim da famosa declaração atribuída a…

4 dias atrás