Curiosidades

Para que serve a Organização das Nações Unidas?

Para que serve a Organização das Nações Unidas?

Sempre existem aquelas perguntas que nos fazemos não é mesmo? Uma dessas muito provavelmente você já chegou a se fazer que é: “Para que serve a ONU?”. Bom, pode ficar tranquilo se você não sabe, nós temos a resposta e hoje aqui vamos descobrir um pouco mais sobre essa organização.

A Organização das Nações Unidas é uma organização intergovernamental e foi criada para substituir a liga das nações. Tudo começou após a Segunda Guerra Mundial que devastou dezenas de países e viu-se uma necessidade e manter a paz e a segurança mundial. O Presidente norte-americano Franklin Roosevelt escreveu e assinou juntamente com o seu assessor Harry Hopkins e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill  a Declaração das Nações Unidas e assim se viu o primeiro passo para a criação da organização.

Entre 25 de abril e 26 de junho de 1945 estava ocorrendo uma Conferência sobre Organização Internacional e estavam presentes representantes de 50 países.  Naquele mesmo ano, em 24 de outubro a ONU veio a existir oficialmente. Em 1946, na primeira reunião da organização que ocorreu em Londres foi decidido que a sede dela seria nos Estados Unidos.

Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China não membros permanentes da ONU e ela financia grande parte das despesas desses países. Atualmente a ONU é vista pelos críticos como um fracasso, principalmente porque as 5 potências permanentes tem praticamente todo o poder sobre ela. A Organização é um órgão administrativo e não tem força jurídica nenhuma, ou seja ela pode até opinar nos assuntos jurídicos dos países, mas não tem valor legal. Um dos pontos mais “fortes” da ONU são os direitos humanos, mas infelizmente ela não consegue dar conta, tomamos por exemplo a guerra da Síria que poderia ser impedida, já que a Organização foi inicialmente criada com o intuito de manter a paz no mundo.

Atualmente a ONU possui mais de 200 países associados, sua estrutura central fica em Nova Iorque, mas possui sedes em Genebra, Viena, Nairóbi,  Addis Abeba, Bangcoc, Beirute e Santiago, além de escritórios espalhados por grande parte do mundo e está sempre promovendo encontro com os líderes mundiais, maior parte desses líderes concordam que a organização deve ser reformulada por acreditar que ela não está cumprindo com o seu papel e nem mesmo fazendo jus ao propósito inicial em outras palavras, eles acreditam que a organização “não serve pra nada”, mas ficamos sempre na expectativa de que algum dia ela consiga de fato manter a paz e segurança mundial.

Gostou do assunto de hoje?  Compartilha e comenta esse post!

Leia Também: