Havia um tempo em que nossos pais se preocupavam muito com doenças como o chamado amarelão, barrida d’água ou ainda bicho do porco. Para evitar esta doença era comum que crianças e adultos constantemente tomassem medicamentos vermífugos de amplo espectro para diminuir os riscos e manter a saúde em dia, porém muita coisa no mundo mudou. Será que este hábito ainda é necessário?

Primeiro, precisamos ter em mente algumas grandes diferenças entre o passado e o presente. Hoje temos um saneamento básico extremamente eficiente onde a água e esgoto são canalizados e tratados, o que aumenta muito nossa qualidade de vida e diminui os riscos de contaminação. Além disso, através dos meios de comunicação já sabemos como higienizar tanto nós mesmos quanto os alimentos que consumimos para não termos problemas com os odiosos bichinhos em nossos organismos. É muito difícil que alguém hoje não lave as mãos antes de comer, até mesmo os restaurantes disponibilizam álcool gel na ponta do buffet, assim garantindo a higiene correta.

devo tomar vermifugo todo ano tricurioso 1

Além destes dois fatos, também precisamos lembrar que consumimos muitos alimentos industrializados e o lado positivo disso é que esse tipo de alimento é muito bem higienizado, sendo totalmente isentos de vermes. Por último, hoje as crianças brincam mais em casa, não tem mais tanto contato com animais de rua, terra e outros possíveis locais que contenham sujeira. Logo, nossas crianças hoje são mais limpas do que nossos pais foram durante a infância, por exemplo. Tudo isso colabora para que existam cada vez menos vermes em nossa sociedade…

Mas mesmo assim, devemos tomar vermífugo?

A resposta é não! Não devemos tomar vermífugo de amplo espectro, isso vale tanto para crianças quanto adultos. Vermífugos ainda são remédios, logo tem efeitos colaterais e podem fazer mal ao seu corpo. Você só irá tomar este tipo de medicamento após exames e indicação do médico. Automedicação é extremamente perigosa e você deve tomar cuidado, afinal a vida é o bem mais precioso que você possui!

Gostou? Você sabia disso? Comente!