Quem não gosta de saborear uma Coca-Cola geladinha em um dia de calor? Um encontro com os amigos pede uma Coca. Um filme no cinema sem pipoca e o refri de cola? Você sabe como surgiu o refrigerante mais presente na vida das pessoas? Vamos descobrir!

Como surgiu a Coca-Cola?

O inventor do refrigerante foi John Pemberton, que o criou em 1886 nos Estados Unidos. Ele era farmacêutico e sua intenção inicial era criar um tônico para combater dor de cabeça. Cinco anos após sua descoberta, Pemberton vendeu os direitos de comercialização da bebida. Um empresário chamado Asa Griggs Candler foi o comprador.

Até 1894 a bebida era vendida somente em copos. Nesse mesmo ano um comerciante propôs a Candler vender a bebida em garrafas. Somente cincos anos depois Candler vendeu os direitos de engarrafamento.

Leia Também: Quais os sabores mais BIZARROS de Coca-Cola?

coca cola tri curioso

Com a morte de Candler, os filhos venderam a fábrica para o empresário Ernest Woodruff. Cinco anos depois o filho de Ernest, Robert Woordruff assume a presidência da empresa. Sendo muito bom em marketing, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo inteiro.

Investindo no Marketing

Robert espalhava o logo da Coca-Cola em todos os eventos. Chegou a instalar em todas as casas abridores de garrafa de parede,  sem cobrar nada dos moradores.

O refrigerante chegou ao Brasil graças ao seu marketing pesado. Durante a Segunda Guerra Mundial, Robert prometeu que todo soldado americano podia comprar a bebida pelo mesmo preço pago nos Estados Unidos, ou seja cinco centavos. Nessa mesma época, foi instalada uma base americana em Recife. Junto com ela chegou a Coca-Cola.

coca tricurioso

Leia também: Conheça o museu da Coca-Cola

Algumas curiosidades sobre a Coca-Cola

  • A empresa é dona de 500 marcas, e com elas produz mais de 3,5 mil bebidas diferentes.
  • A Coca-Cola é a marca mais conhecida no mundo todo
  • Levou 48 anos para que a marca vendesse seu primeiro bilhão de galões. Hoje em média a cada sete meses é vendido um bilhão de galões.
  • Cerca de sete mil produtos da marca são consumidos por segundo, em todo o planeta.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!