De origem indígena, a lenda do Mapinguari é popular na região norte do país. Ele é considerado o mais popular dos monstros amazônicos. O Mapinguari seria um gigante, com um olho na testa e a boca na barriga. A boca se abre na vertical e vai do peito até a barriga. Coberto por um longo pelo vermelho, vive na floresta amazônica.

Ele é considerado pelos locais como um verdadeiro monstro, pois ele mata quem encontrar pela frente. Diferentemente dos outros seres fantásticos, o Mapinguari não ataca a noite. Ele anda de dia, no meio da floresta.

Mapinguari tri curioso lenda

Leia também: Você conhece a história do Diabinho da Garrafa?

O Mapinguari emite sons igual o dos caçadores, é capaz de assobiar também. Se alguém responder ao seu chamado, ele vai direto ao encontro da pessoas. Ele é selvagem e não teme os caçadores, pois sua força destrói as armas e em seu corpo não penetram balas. A lenda diz que só se fere um Mapinguari se o tiro for acertado em seu umbigo.

O Mapinguari não é silencioso como as outras criaturas. Ele anda pelas matas gritando, assobiando alto, quebrando galhos e derrubando árvores. Isso deixa suas vítimas sem ação. Diz a lenda que ele tem um cheiro horrível, semelhante ao de um gambá. Esse odor seria para deixar as presas tontas, para apanhá-las com facilidade. Dizem que ele só foge quando vê uma preguiça, esse seria o único ser que lhe poem medo. Mas não se sabe o motivo do medo.

Segundo a história, ninguém que cruza com o Mapinguari na floresta consegue escapar, pois ele é um matador por natureza, não poupando nenhuma vítima. Há quem acredite que o monstro é um velho pajé amaldiçoado, que foi condenado a viver para sempre vagando pelas florestas.

Você conhecia essa lenda? Conta pra nós!