Os vulcões são geralmente classificados como um dos fenômenos naturais mais poderosos e devastadores do planeta. E quando o assunto é vulcões, as palavras magma e lava são comumente usadas como sinônimos para descrever o material que sai de dentro dessas enormes estruturas geológicas. No entanto, existem certas diferenças entre esses termos que podem ser muito importantes para explicar uma erupção vulcânica de uma forma mais técnica. Vamos descobrir quais são essas diferenças?

O termo “magma” é originário do vocabulário grego e significa “pasta”, sendo usado para se referir ao material proveniente de rocha derretida ou parcialmente fundida que pode ser encontrada debaixo da superfície da Terra. A sua composição também conta com outros elementos, incluindo magnésio, alumínio, cálcio, potássio e ferro. O magma se forma nas profundezas da Terra e geralmente se acumula em maior quantidade nas câmaras magmáticas, que por sua vez ficam situadas entre 15 a 150 km de profundidade. As temperaturas do magma geralmente variam entre 650 e 1200 graus Celsius, mas em alguns casos podem atingir incríveis 1500 °C. No entanto, vale destacar que, à medida que o magma sobe em direção á superfície terrestre, a sua temperatura cai, o que pode fazer com que ele se solidifique antes mesmo de chegar à superfície.

qual e a diferenca entre magma e lava 1

Por outro lado, o termo “lava” é usado para descrever o magma que chega à superfície da Terra quando é “cuspido” para fora através da erupção de um determinado vulcão. Essa palavra é derivada do latim e significa “declive” ou “penetrante”. A lava também pode ser facilmente observada como um líquido incandescente saindo de outras rachaduras na crosta terrestre. Em termos mais técnicos, a lava tem alto teor de magnésio e ferro, mas uma menor quantidade de sílica e alumínio, uma combinação que acaba resultando na formação de estruturas distintas e novas características topográficas, como os próprios vulcões.

Ou seja, embora as palavras “magma” e “lava” sejam muitas vezes usadas ​​de forma intercambiável, existe uma diferença significativa entre os dois conceitos. Enquanto o magma é o material de rocha derretida armazenado na crosta terrestre, a lava se refere ao magma que atinge a superfície da Terra através de vulcões e outras aberturas.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!