Erosão e intemperismo são processos geológicos naturais que agem sobre matérias na superfície terrestre, como as rochas e o solo, fazendo com que eles se movam e reformulem a face do planeta. No entanto, apesar de se tratarem de conceitos distintos, a diferenciação entre ambos pode ser confusa se não compreendermos os detalhes técnicos necessários para a formação desses dois processos. Ao longo desse post vamos explorar as características que tornam cada um deles algo único.

Na erosão, as forças naturais promovem uma espécie de “varredura” das rochas quebradas e sedimentos, consequentemente instalando-os em um outro local. Essa movimentação pode acontecer pela ação do vento, água ou até mesmo através do derretimento de estruturas de gelo que acabam deixando uma paisagem diferente, ao mesmo tempo em que dá origem a uma outra paisagem onde os pedaços se assentam. A erosão transporta pedaços de rochas por trajetos que podem variar de extensão, geralmente levando-os para áreas de baixa altitude, perto das fozes dos rios ou dos mares.

qual a diferenca entre erosao e intemperismo 1

Por outro lado, o intemperismo é a decomposição física ou química que altera as estruturas geológicas através das condições meteorológicas. O intemperismo ocorre principalmente através da ação do vento, da água e da temperatura nas rochas e no solo. A principal diferença com relação à erosão é que o intemperismo não envolve o transporte de rochas e sedimentos para um novo local. Na verdade, o intemperismo geralmente resulta no arredondamento de bordas afiadas de formações rochosas, dando um “novo visual” à essas estruturas. Curiosamente, se o intemperismo não existisse, a Terra teria rochas nuas incapazes de sustentar a flora e a fauna, já que a maioria dos solos férteis são produtos do processo de intemperismo. A erosão do solo, por outro lado, deposita o solo rico em minerais em locais não férteis, tornando-os produtivos na agricultura.

Ou seja, a principal diferença entre intemperismo e erosão é que o intemperismo ocorre em um determinado lugar através da fragmentação das rochas em pedaços menores, enquanto a erosão envolve a movimentação de sedimentos para novos locais. No entanto, é importante destacar que ambos são causados ​​por fatores similares e podem até mesmo ocorrer juntos em certas ocasiões.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!