Seja em festas de aniversário, casamentos, confraternizações, noivados, o bolo é um verdadeiro sucesso, há quem diga que uma festa sem bolo não é festa. Nos dias de hoje encontramos ele dos mais variados sabores, como os de cenoura, banana ou até mesmo de limão e das mais diversas formas, desde os mais simples, como de chocolate com cobertura, até os mais confeitados, como o de casamento. Você sabe como surgiu esse alimento pra lá de apetitoso? É o que vamos descobrir hoje!

Pesquisadores acreditam que os primeiros bolos tenham surgido no Egito Antigo e eram feitos como um pão que era adoçado com xarope de frutas, tâmaras e passas. Com o passar do tempo e novas descobertas, os gregos e principalmente os romanos começaram a aperfeiçoar a foma na qual se fazia bolo, começaram a fazer redondos e com mel, além disso colocavam várias velas acesas para simbolizar a lua cheia que é símbolo da deusa Ártemis. O nome “bolo” surgiu por conta do seu formato redondo que lembrava bastante uma bola. Estudiosos apontam que foram os romanos que introduziram os bolos nas festividades.

como surgiu o bolo tricurioso2 compressed

A Realeza Europeia do século XVI teria sido a responsável pelos primeiros bolos decorados. Em  1533 apareceu o primeiro bolo de andares, no casamento francês de Catarina de Médici com o Rei Henrique II. Em 1800, na Inglaterra, durante o reinado da Rainha Vitória foi considerado o auge dos bolos, nessa época eles eram produzidos em grande quantidade e podiam chegar até 100 kg e mais de 2 metros de altura. No começo, os bolos só eram consumidos pela alta sociedade, por conta do valor dos ingredientes.

Com o passar dos anos, os bolos vieram ganhando várias versões, hoje encontramos bolo de rolo, floresta negra, Petit gâteau, Red Velvet, Bolo Inglês e mais uma imensidão de receitas e atualmente eles fazem parte do nosso dia a dia, não somente nos eventos comemorativos. Quem não gosta de um bom bolo não é mesmo?

E você, gostou do assunto de hoje? Compartilha e comenta esse post!