Mesmo nos dias atuais o Egito desperta curiosidade e fascínio nas pessoas. Envolto em mistérios, com sua pirâmides famosas, tumbas e faraós, vamos conhecer algumas curiosidades dessa cultura antiga.

  1. Já reparou que os egípcios daquela época eram geralmente carecas? Sabe o motivo? Uma grande infestação de piolhos. Eles raspavam o cabelo para tentar acabar com a infestação.
  2.  Você sabia que a localização das Pirâmides de Gizé está exatamente alinhada com o Cinturão de Órion? Os egípcios tinham muitos conhecimentos matemáticos, astronômicos e arquitetônicos.egito tri curioso
  3. No Antigo Egito as mulheres tinham praticamente os mesmos direitos que os homens: com alguma exceções poderiam exercer quase todas as profissões, casar com quem quisessem, podiam se divorciar e ter propriedades.
  4. As crianças passavam a usar roupas somente com cinco anos de idade.
  5. O casamento entre parentes era algo totalmente comum, inclusive entre irmãos. O pai do faraó Tutancâmon era casado com sua irmã. Esses casamentos explicam o fato de alguns membros famílias reais egípcias terem problemas de saúde e defeitos genéticos. O próprio faraó Tutancâmon tinha lábio leporino e o pé torto e com necrose.Tutancamon tri curioso
  6. A maquiagem no Antigo Egito era usada por homens e mulheres. Eles acreditavam que a maquiagem tinha poder curativo.
  7. Os gatos eram considerados sagrados. Eles eram tratados como deuses. Estão retratados em  escritos e desenhos nas pirâmides. A adoração aos gatos se devia ao fato de que os gatos faziam um favor ao povo ao livrar a região dos ratos. Para eles ter um gato em casa significava sorte e proteção. As mulheres pintavam os olhos para se assemelhar ao olhar felino. Quem machucasse um gato poderia ser punido com pena de morte.
  8. Quanto mais poderoso e rico um faraó, mais adornos haveria em seu sarcófago.
  9. Os antigos egípcios se preocupavam com a aparência e higiene pessoal. Os homens depilavam todo o corpo e usavam essências para ficar perfumados.
  10. Eles eram muito supersticiosos e acreditavam que todos os sonhos tinham significados.egito tricurioso

Você conhecia essas curiosidades? Conta pra nós!