O planeta Júpiter, o quinto mais próximo do sol, é muito conhecido por conta do seu tamanho gigante e por ser feito principalmente de gases. No entanto, esse gigante gasoso também possui muitas outras características fascinantes que são desconhecidas pela maioria das pessoas. Confira a seguir 12 fatos curiosos sobre ele:

1. Júpiter é nada mais nada menos que o quarto objeto mais brilhante do Sistema Solar quando visto da Terra. O Sol, a Lua e o planeta Vênus são os mais brilhantes.

2. A grande mancha vermelha que se transformou na sua característica mais marcante é na verdade uma tempestade que ocorre na sua atmosfera.

fatos curiosos sobre o planeta jupiter 1

3. Ele tem uma forma ligeiramente achatada devido ao seu giro extremamente rápido.

4. Júpiter gira em torno do seu próprio eixo a cada 9 horas e 55 minutos. Para se ter uma ideia, isso é tão rápido que lhe confere o dia mais curto dentre todos os planetas do Sistema Solar, mesmo sendo o maior deles.

5. A atmosfera superior de Júpiter é formada principalmente por nuvens feitas de enxofre e amônia. Ou seja, se você pudesse sentir o cheiro, iria perceber que lá fede bastante!

6. Uma das suas luas, Ganímedes, é a maior lua do Sistema Solar. Na verdade, ela é maior que o próprio planeta Mercúrio!

fatos curiosos sobre o planeta jupiter 2

7. Júpiter é muitas vezes chamado de “estrela falhada”, pois contém praticamente a mesma mistura de hidrogênio e hélio que outras estrelas, como o Sol. No entanto, essa mistura nunca chegou a ser grande o suficiente para iniciar um processo de fusão nuclear, já que esse processo requer muita pressão interna. Ou seja, se Júpiter fosse um pouco maior, poderíamos ter duas estrelas em nosso sistema.

8. Por incrível que pareça, Júpiter tem 79 luas confirmadas no total. Isso é mais do que qualquer outro planeta no Sistema Solar. Apenas Saturno chega perto com 62 luas.

9. Caberiam mais de 1.300 Terras dentro de Júpiter.

10. Ainda não compreendeu totalmente o quanto Júpiter é grande? Pois bem, saiba que ele é duas vezes mais massivo que todos os outros planetas do Sistema Solar combinados!

fatos curiosos sobre o planeta jupiter 3

11. Júpiter é um lugar muito ventoso. A velocidade média do vento na sua atmosfera pode chegar até 640 km/h.

12. Europa, uma das suas luas, é formada quase que totalmente de água líquida sob a sua superfície gelada. De fato, estima-se que ela tenha o dobro de água que a Terra!

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!