Pequinês é uma raça muito antiga de cães, originária da China. Eram muito populares no Brasil nos anos 70 e 80, mas hoje são cães raros. É difícil ver um deles nos dias de hoje.

A Lenda do Pequinês

Há uma lenda chinesa muito muito antiga, que conta como surgiram os Pequinês:

Há muitos anos atrás, um leão se encontrou com uma macaquinha e se apaixonou por ela. O leão quis se casar, mas para isso precisaria da autorização do deus Hai-Ho. O deus avisou ao leão que para realizar seu desejo, ao casar com a macaquinha ele não poderia mais ter sua estatura e sua força, teria que sacrificar sua forma para ficar com ela. Ele estaria disposto a isto? O leão disse ao deus que aceitaria essa condição, pois amava demais a macaquinha e o deus fez a vontade dos dois. E assim nasceu o pequinês: do amor entre um leão e uma macaca. Arrogante e feroz como o pai, um rei da selva, e doce, pequena e inteligente como a mãe. Os Pequinês são donos de uma personalidade única.

tri curioso pequines

A história da raça

A raça existe há mais de quatro mil anos. Ela se tornou conhecida graças ao Budismo, que tornou o Pequinês um animal sagrado. Eles eram chamados pelos chineses de “Leão de Buda”. Eram tratados como realeza pelos chineses, tinham servos pessoais. Por séculos esses cães viveram confinados na Cidade Proibida, no Palácio Imperial. Somente a realeza podia os possuir, não eram dignos dos plebeus.

Em 1860 os ingleses saquearam o Palácio e levaram cinco cães para a Inglaterra. Um deles foi dado a rainha Victoria. Assim começou a criação do Pequinês. O número de exemplares da raça foi subido lentamente e por muito tempo somente os muito ricos tinham um exemplar em casa.

pequines marrom tricurioso

Leia também: Os cachorros têm noção de tempo?

O Pequinês já foi um cão popular, mas com o surgimento de outras raças, foi ficando escasso.

Você conhecia esses fatos? Conta pra nós!