Dentro de alguns dias voarei para o outro lado do país, mais precisamente São Luís/MA, e acabei ficando curiosa sobre este brilhante mundo da aviação. Qual será o avião que possui a maior capacidade do mundo? É o que iremos descobrir!

No final dos anos 80 uma empresa chamada Airbus se mostrou muito interessada em desenvolver um avião cuja capacidade fosse ultra-alta, ou seja, que superasse todos os demais. Dentre suas razões estava o fato de assim completar sua linha de aeronaves, tendo opções para todos os segmentos, e também o desejo de combater seu grande concorrente – a Boeing e seu modelo 747. Como resultado foi desenvolvido um avião enorme que foi chamado de A380 já nos anos 90.

airbus a380 maior aviao mundo tricurioso

Na época foi anunciado como 15% mais econômico do que o 747 – 400 mesmo tendo capacidade superior. Para você ter ideia, foi pensado até mesmo em um espaço para lojas e restaurantes dentro da aeronave, porém para economizar o espaço foi substituído por poltronas mesmo, o que totalizou 853 espaços disponíveis para passageiros. O projeto custou a Airbus 11 bilhões! Seu voo inaugural só ocorreu anos depois, em 27 de abril de 2005. Já seu primeiro uso comercial ocorreu dois anos após e foi realizado pela Singapore Airlines.

O curioso é que em função de seu grande tamanho, alguns aeroportos tiveram que se adaptar e receber certificações para recebe-lo. Após anos de fabricação, infelizmente semana passada (14/02) a Airbus anunciou que não fabricará mais o A380 em função da baixa procura e dos custos altos de produção. Até 2021 serão entregues as últimas unidades do modelo.

Interessante, não é mesmo? Comente!