Quando criamos um animal de estimação, é bem comum ficarmos um bom tempo imaginando o que estaria se passando na cabeça dessas criaturas. Por exemplo, se você já colocou um espelho na frente do seu cachorro, provavelmente já ficou imaginando sobre a possibilidade de ele ter uma certa capacidade de auto-reconhecimento. Mas afinal, os animais realmente conseguem se reconhecer quando estão na frente de um espelho?

Basicamente, a capacidade de reconhecer o reflexo no espelho depende do animal em questão. No caso dos cães, eles geralmente não conseguem reconhecer o seu reflexo devido à sua visão relativamente fraca, mas existem algumas outras espécies de animais que realmente demonstraram ter a capacidade de auto-reconhecimento. Isso foi descoberto através do chamado “teste do espelho”, desenvolvido na década de 1970 pelo biopsicólogo Dr. Gordon Gallup Jr. O teste envolveu colocar animais na frente de um espelho depois de aplicar um ponto de tintura inodora em seus rostos. A frequência com que eles tocavam ou abordaram o local foi registrada e comparada posteriormente com amostras sem espelho.

os animais conseguem se reconhecer no espelho 1

Os chimpanzés “passaram” no teste, demonstrando uma grande tendência em reconhecer os pontos em seus rostos. No entanto, poucas espécies diferentes seguiram o exemplo. Outros membros da família dos macacos (bonobos, orangotangos e gorilas) foram os outros animais que também demonstraram ter essa capacidade. Estudos recentes também descobriram que alguns elefantes e golfinhos passaram no teste, fechando a lista das criaturas que podemos ter a total certeza de que apresentam um certo grau de auto-reconhecimento.

O caso dos pássaros é um tanto interessante. Esses animais são notoriamente ativos diante dos espelhos, mas ao invés de reconhecer a si mesmo nesse tipo de situação, eles quase sempre acreditam que o reflexo se trata de um outro animal da mesma espécie. Até mesmo nós, seres humanos, apresentamos características bem peculiares nesse quesito, já que somos incapazes de nos reconhecer em espelhos até uma faixa etária que varia de 12-20 meses de idade.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!